PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA ALIADA AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar e refletir a expectativa e a afinidade desenvolvida pelos alunos do quarto ano do ensino fundamental, de uma escola da rede privada em relação às aulas de geografia após a inserção do uso das TDIC como prática pedagógica. Neste sentido, a proposta foi realizada nas aulas de geografia e organizada em dois momentos. No primeiro, o tema foi abordado com os alunos em sala de aula de maneira expositiva e com auxilio do livro didático, para que fosse possível esclarecer os conceitos de coordenadas geográficas. No segundo momento foi proposto uma “caça ao tesouro” e a turma foi dividida em dois grupos. Após duas semanas da realização da atividade os alunos receberam um questionário “on-line” para responderem. O questionário buscou identificar a percepção dos alunos sobre as aulas. Com base nas respostas dos questionários, os alunos aceitaram a proposta metodológica e evidenciaram grandes contribuições em relação à motivação e interesse nas aulas. A mediação digital e humana foram identificadas na pesquisa como potencializadoras da aprendizagem.Downloads
Publicado
2018-11-12
Edição
Seção
Artigos (temáticas livres)