O USO DE QUADRINHOS DIDÁTICOS: A LUDICIDADE NO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA

Matheus Nunes da Rocha, Robson Leitão de Lima, Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo, Marcia Machado Marinho, Gabrielle Silva Marinho, Emmanuel Silva Marinho

Resumo


A prática das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC´s) no ensino básico pode ser considerado um importante mecanismo para o avanço nos processos de aprendizagem. Porém, notase que, no ensino de ciências na educação básica brasileira, que muitos professores não utilizam esses meios em seus artifícios de ensino. As Histórias em Quadrinhos (HQs) vêm, ao longo dos anos, promovendo a corrente interacionista entre seus leitores, divertindo e influenciando na formação histórico-cultural das gerações. As HQ´s, juntamente com os jornais e revistas, representam um dos mais difundidos meios de comunicação de massa, alcançando, através de suas características universalmente conhecidas, uma influência considerável na formação de seu público. Neste contexto, o trabalho teve como objetivo utilizar HQ´s para facilitar a compreensão de conceitos básicos das ciências da natureza. Para disseminação dos quadrinhos foi utilizado a ferramenta blog, hospedado do repositório wix.com. Intitulado “Ciência Oxente”, o blog teve como foco a publicação dos quadrinhos didáticos, editados no site toondoo.com, bem como hospedar e divulgar outros assuntos relacionados a ciências. Para avaliação dos quadrinhos hospedados no blog, foi utilizado como ferramenta de coleta de dados um questionário, que foi respondido por formandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE). Observando as respostas dos participantes, 100% mostram-se satisfeitos quanto à capacidade dos HQ´s em promover uma boa compreensão dos assuntos trabalhado, concordando com esta afirmação, todos (100%) mostraram-se satisfeito quanto a clareza da linguagem, no entanto 71,5% mostraram satisfação em relação a possibilidade dessa ferramenta em contribuir com a formação profissional. 100% afirmaram que o conteúdo do site está conectado com conhecimentos já adquiridos em outros momentos, concordando com isso 71,5% afirmaram que já tinham muitos destes conhecimentos antes da utilização do site. Desta forma, foi possível observar que o HQ´s foram bem aceitos pelos participantes da pesquisa, grande parte mostrou satisfação quanto funcionalidade do mesmo, adaptação do ambiente ao nível de aprendizagem, capacidade de contribuir nas práticas docentes/formação profissional e acima de tudo o conteúdo dos HQ´s estavam alinhados aos conteúdos que se trabalha nos tópicos de Ciências, porém de forma lúdica, o que torna mais interessante para os discentes que irão recebe-lo, fomentando assim o aprendizado em ciências.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576