PARTICIPAÇÃO ATIVA EM SALA DE AULA POR MEIO DE ESPAÇOS HÍBRIDOS: UM ESTUDO NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO

Maria Angélica Figueiredo Oliveira, José Valdeni de Lima

Resumo


Oportunizar metodologias inovadoras aos estudantes em sala de aula, que despertem interesse e participação, e auxiliem na aprendizagem, é um grande desafio para a escola e o professor. Nesse contexto a presente pesquisa, descrita neste trabalho, investiga os efeitos de um modelo de ensino híbrido e uma metodologia ativa em uma turma do segundo ano do ensino técnico integrado ao ensino médio de uma escola pública, no ano de 2017, composta por 17 estudantes. O componente curricular escolhido para o estudo foi a disciplina Banco de Dados, de carga horária anual, em decorrência do histórico de baixo desempenho, principalmente no primeiro semestre, em que se concentram os conteúdos mais teóricos da disciplina. A pesquisa foi conduzida ao longo do primeiro semestre do ano, com a distribuição dos conteúdos em três módulos. No primeiro módulo, foi utilizada a metodologia ativa Peer Instruction, pois se tratava de tópicos de características introdutórias; no segundo módulo, foi aplicado o modelo híbrido de Rotação por Estações, em razão do conteúdo envolver aspectos práticos de modelagem de um Banco de Dados; e o terceiro módulo consistiu na integração das duas abordagens anteriores, com base nos aspectos positivos observados no decorrer dos dois primeiros módulos, denominado modelo integrado. O conteúdo abordado nesse módulo compreendeu tópicos teóricos e práticos da disciplina. Ao final do semestre, os estudantes vivenciaram três abordagens didáticas diferenciadas, o que tornou a sala de aula mais dinâmica e interativa, oportunizando a turma transitar por estilos e recursos diferentes, promovendo uma participação mais ativa e colaborativa em sala de aula. As análises estatísticas, com base nas avaliações obtidas, e as observações realizadas em cada módulo permitiram concluir que o modelo integrado, contribuição do presente artigo, possibilitou uma maior unidade no grupo, com resultados positivos na aprendizagem, comprovados pela evolução no desempenho dos estudantes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576