A ETNOMATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SUPERANDO DESAFIOS E EXPLORANDO POTENCIALIDADES

Autores

  • Anna Carolina Leopoldino Barbosaannaclbarbosa3@gmail.com

Resumo

O artigo explora a importância da etnomatemática como uma abordagem inovadora e necessária para a formação inicial de professores de matemática. A etnomatemática, discutida no Brasil inicialmente por Ubiratan D'Ambrosio na década de 1970, examina a relação entre matemática e cultura, desafiando a visão tradicional de uma matemática universal e homogênea. O artigo destaca os principais desafios na implementação da etnomatemática, como a resistência ao novo paradigma, a formação inadequada dos professores e a falta de material didático adequado. Além disso, enfatiza as potencialidades da etnomatemática na promoção de uma educação inclusiva, no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo e na valorização das culturas locais. Conclui-se que, para superar os desafios e aproveitar as potencialidades da etnomatemática, é essencial promover uma mudança de paradigma nos currículos de licenciatura, capacitar os futuros professores e investir na produção de materiais didáticos culturalmente relevantes.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1998.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática e educação matemática. Campinas: Papirus, 1990.

DALL'AGNOL, Luzitânia. Um estado da arte das pesquisas acadêmicas Brasileira sobre Etnomatemática e Formação de Professores de Matemática (de 2006 a 2016). Tese (Doutorado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

DOMITE, Maria do Carmo Santos. Acertando o passo do movimento entre etnomatemática, formação de professores e aprendizagem da matemática: pré-requisito dos alunos e escuta dos professores em discussão. Revista Educação Matemática em Foco, v. 1, n.1, p. 83-96, 2012.

FERNANDES, Luciana C. K. Contribuições de um Grupo Colaborativo para Prática Pedagógica de Professores de Matemática para Educação Básica. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2013.

FIORENTINI, Dario et al. Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 36, p. 137-176, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

MENDONÇA, A. A. N. Práticas pedagógicas nas aulas de Matemática: um estudo exploratório nas escolas Xacriabá. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

OLIVEIRA, L.; GOMES, F. As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática, 2021. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539

PERANSONI, A. C. M. Formação de grupos de estudos com professores dos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário Univates, Lajeado, 2015.

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Etnomatemática: papel, valor e significado. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cintia Costa. A insubordinação criativa na formação contínua do pedagogo para o ensino da matemática: os subalternos falam? REnCiMa, v. 8, n. 4, p. 11-30, 2017.

SANTOS, M.; D'AMBROSIO, U. Formação de professores na perspectiva etnomatemática: desafios e potencialidades, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2022/TRABALHO_EV174_MD1_ID12026_TB961_20062022121141.pdf

SILVA, Daniel Fernandes da. A etnomatemática na formação inicial de professores de Matemática: desafios e potencialidades. 2022. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

ZANON, Rosana. Educação Matemática, Formas de Vida e Alunos Investigadores: um estudo na perspectiva da etnomatemática. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas). Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2013.

Downloads

Publicado

2025-09-02

Edição

Seção

Artigos