A ALIMENTAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ágata Santos da Silva
  • Emilly Ellwanger Scherer
  • Lorita Aparecida Veloso Galle

Resumo

A Educação Infantil, como etapa fundamental da Educação Básica, oferece um espaço privilegiado para a sensibilização ambiental por meio de atividades lúdicas e contextualizadas. Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido no âmbito de um projeto do curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Porto Alegre. O estudo focaliza uma atividade prática e interativa com 19 crianças, de três a quatro anos, que promoveu a reflexão crítica sobre alimentação e sua relação com a Educação Ambiental Crítica. Os resultados demonstraram significativo engajamento infantil e estímulo à curiosidade, evidenciando que abordagens sensoriais e lúdicas podem fomentar hábitos sustentáveis e uma conexão crítica com o meio ambiente. Conclui-se que a integração de práticas pedagógicas sensoriais na Educação Infantil é uma estratégia eficaz para despertar a consciência ambiental desde os primeiros anos de vida.

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Publicado

2025-09-02

Edição

Seção

Artigos