METODOLOGIAS ATIVAS NO COMPONENTE CURRICULAR DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Dariele Martins Gomes
  • Dewith de Oliveira Hedlund
  • Eduarda Farias da Silva
  • Kaelide Correa da Conceição
  • Leonardo da Silva Souza
  • Maria Eugênia da Silva Reis
  • Lorita Aparecida Veloso Galle

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os resultados evidenciados sobre o uso de metodologias ativas em relatos de experiência no Ensino Médio, com foco no componente curricular de História. A pesquisa, que possui uma abordagem qualitativa, baseou-se em uma revisão sistemática, utilizando o recorte 2019 e 2025, artigos de relato de experiência, por meio da base de dados Google Acadêmico. A seleção inclui apenas estudos que relatam práticas pedagógicas em História no Ensino Médio no contexto de metodologias ativas. Foram selecionados seis artigos para comporem este trabalho. Os principais resultados indicam que o uso de metodologias ativas, como sala de aula invertida, história oral, podcasts e aprendizagem baseada em problemas, contribui para o engajamento, autonomia e aprendizagem significativa dos estudantes. Contudo, os relatos também destacam desafios, como a falta de infraestrutura, a sobrecarga docente e a necessidade de formação continuada. Conclui-se que as metodologias ativas são ferramentas potentes no ensino de História, mas sua eficácia depende de condições estruturais e políticas de valorização da educação. O estudo sugere a ampliação de pesquisas com dados empíricos e o investimento em políticas públicas que incentivem práticas pedagógicas inovadoras.

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Publicado

2025-09-02

Edição

Seção

Artigos