APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E DESENVOLVIMENTAIS
Resumo
Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que busca entender como promover uma educação significativa e inclusiva para alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais. Duas abordagens são exploradas: a aprendizagem significativa e a educação através da experiência, enfatizando o aprendizado ativo e reflexivo. O estudo busca resgatar a profundidade desses conceitos e integrá-los para criar um ambiente educacional que inspire o gosto pelo aprendizado contínuo, para todos os alunos, e, assim, promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Justifica-se esta pesquisa pela importância de se pensar a educação com base na experiência, assim como conceber a avaliação como um modo de observar o progresso de maneira significativa. De acordo com sua natureza, esta é uma pesquisa básica, exploratória, com abordagem qualitativa do problema e, quanto aos procedimentos técnicos, bibliográfica. Os resultados desta pesquisa demonstram que é possível integrar as abordagens da aprendizagem significativa e da educação através da experiência para a promoção de uma educação inclusiva e significativa para alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais.
Referências
AUSUBEL, D. P. The Psychology of Meaningful Verbal Learning. New York: Grune e Stratton, 1963.
DEWEY, John. Educação e Experiência. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1976.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTOS, S. A DID (Dificuldade intelectual e desenvolvimental) na atualidade. Educação Inclusiva, v. 1, n. 2, Dossiê temático I-XVI, 2010.
SANTOS, S.; MOURATO, P. Acertando o passo! Falar de deficiência mental é um erro: Deve falar-se de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID). Por quê? Revista Brasileira Educação Especial, v. 18, n. 1, p. 3-16, 2012.
SILVA; Maria Odete Emygdio da; COELHO, Fernanda. Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental. Revista Lusófona de Educação, n.28, 2014.