ERROS DE DIGITAÇÃO EM NOTÍCIAS: A INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DO LEITOR
Resumo
Este artigo tem como finalidade analisar o impacto de um erro de digitação na percepção dos leitores sobre o conteúdo de uma notícia publicada na página do Facebook do Jornal NH. A partir da análise de uma nota de chamada sobre uma operação da Polícia Civil, buscamos entender como um erro simples, como a troca de letras ou o esquecimento de uma letra, pode desviar a atenção do leitor do conteúdo principal para o erro em si. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com foco na análise de discurso, para explorar os efeitos desse erro no processo de recepção e interpretação da informação. A pesquisa evidencia que a presença de um desvio linguístico pode comprometer a credibilidade da notícia, gerando desconfiança e distraindo o leitor do conteúdo relevante.
Referências
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. (Organização: Aparecida Lino Pauliukonis e Ida Lúcia Machado; coordenação da equipe de tradução: Angela M.S. Corrêa e Ida Lúcia Machado) São Paulo: Contexto, 2008.
GRUPO EDITORIAL SINOS. Disponível em: https://gruposinos.com.br/empresa
Acesso em 12 nov. 2024.
Acesso em:12 nov. 2024.
LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. 3. ed. Florianópolis: Insular, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. 5. ed., São Paulo: Editora Cortez, 2004.
PAVEAU, M-A. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. São Paulo: Pontes, 2021.
PINTO, Milton José. Comunicação e Discurso. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.