PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: POTENCIALIZADORES NA FORMAÇÃO DOS LICENCIADOS EM PEDAGOGIA E OS IMPACTOS NAS ESCOLAS

Autores

  • Vladimir Luis da Silva
  • Maria de Fátima Reszka

Resumo

Tendo em vista que o papel da educação no cenário atual tem sido de pensar e discutir a construção da cidadania, capacitando os acadêmicos para uma autonomia e protagonismo em sua prática docente, pesquisa-se sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica (RP), como potencializadores da formação inicial de professores e os impactos produzidos por eles. A pesquisa tem como finalidade analisar de que forma os projetos Pibid-RP/FACCAT colaboraram com os licenciandos de Pedagogia a vivenciarem a realidade educacional a partir da descrição da participação dos acadêmicos bolsistas nos projetos e os impactos desses programas nas escolas parceiras. Para tanto, foi necessário conceitualizar os programas, descrever a formação inicial de professores no país, discutir as novas metodologias de ensino e descrever como os gestores das escolas campo perceberam os programas nas escolas. Realizou-se, então, uma pesquisa qualitativa, sendo que as informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, e os resultados foram apresentados por meio de texto descritivo fundamentado. Diante disso, verifica-se que para os bolsistas e para as gestoras das escolas parceiras ambos os programas contribuíram para e na formação docente.

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2022-06-07

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Artigos