HISTÓRIA MEDIEVAL NOS LIVROS DIDÁTICOS PELAS “LENTES” DA HISTÓRIA DAS MULHERES E DOS ESTUDOS DE GÊNERO – NOTAS INICIAIS DE PESQUISA

Autores

  • Rafaela Limberger
  • Gabriela Schwengber

Resumo

O objetivo desse trabalho é propor uma pesquisa inicial das narrativas e abordagens referente às mulheres no período medieval através de cinco livros didáticos de ensino de História, considerando que esses ocupam um espaço de centralidade na orientação do currículo do ensino básico. Através dessa proposta foi possível perceber as diferentes narrativas construídas pelos autores de tais materiais didáticos. De maneira geral, as mulheres medievais são mencionadas brevemente nos capítulos, principalmente no que concerne a instituição do casamento e enquanto força de trabalho nos campos ou centros urbanos. No entanto, as lacunas deixadas não devem ser empecilhos para que a história das mulheres seja largada ao silenciamento. As produções historiográficas contemporâneas contribuem com novas fontes e narrativas a respeito da temática, podendo ser utilizadas para construção do conhecimento em sala de aula. Dessa forma, coloca-se um exemplo de possível abordagem através de declarações da atual ministra da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, relacionando-as com os discursos da Igreja católica sobre as mulheres no período medieval.

Referências

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Livros didáticos utilizados no levantamento:

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Matérias de jornais utilizadas:

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MARCEL HARTMANN (Rio Grande do Sul). Damares para combater a gravidez na adolescência: A chefe do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos defende que escolas orientem a não fazer sexo. 2020. ZERO HORA. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2020/01/abstinencia-sexual-entenda-a-estrategia-da-ministra-damares-para-combater-a-gravidez-na-adolescencia-ck5swry7j0b9o01mv88pk2b2e.html>. Acesso em: 13 fev. 2020.

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Publicado

2020-06-17

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Artigos