MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO ESTRATÉGIA DE RETENÇÃO E SATISFAÇÃO DE CLIENTES VAREJISTAS: UM ESTUDO DE CASO - EMPRESA RR SHOES
Resumo
No atual contexto econômico, cada vez mais gestores conscientizam-se de que não basta apenas vender e lucrar, mas é necessário atentar-se ao seu público para manter-se sustentável no mercado, devendo, assim, estabelecer um relacionamento de longo prazo com seus clientes. Este artigo realiza um estudo de caso, baseando-se em uma empresa calçadista instalada em Santo Antônio da Patrulha/RS, e tem como objetivo identificar e analisar as vantagens do marketing de relacionamento, juntamente com a utilização da CRM como ferramenta para compor um processo de gestão de retenção e satisfação de seus clientes varejistas. Quanto à metodologia, consistiu-se de uma pesquisa quali-quantitativa, caracterizada pelo estudo de caso exploratório, composta por uma amostra não probabilística. Os instrumentos utilizados na realização desta pesquisa foram questionários, sendo que o primeiro contém treze (13) perguntas fechadas para os clientes e visa identificar como o marketing de relacionamento pode contribuir para sua satisfação, já o segundo contém quatro (4) perguntas abertas para o diretor da empresa, com o intuito de averiguar o grau de importância do marketing de relacionamento em sua empresa. Como resultado, concluiu-se que a empresa ainda é incipiente em marketing e que não possui um trabalho específico de relacionamento. No entanto, percebeu-se que esse assunto deve estar presente no cotidiano da empresa, pois possibilita que ela atue de forma positiva na sua relação com os clientes, cultivando um relacionamento sólido e de confiança.Referências
AMBRÓSIO, Vicente. Plano de Marketing: Um roteiro para ação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BOONE, Louis E; KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.
COBRA, Marcos. Vendas: Como Ampliar Seu Negócio. 3. ed. São Paulo: Marcos Cobra, 2001.
DIAS, Sérgio R. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
EQUESTIONA. Net Promoter Score – NPS. 2018. Disponível em: <http://www.equestiona.com/pt-br/net-promoter-score-nps/>. Acesso em: 20 out. 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GORDON, Ian. Marketing de Relacionamento: estratégias, técnicas e tecnologias para conquistar e mantê-los para sempre. São Paulo: Futura, 1999.
GUMMESSON, Evert. Marketing de relacionamento: total. São Paulo: Bookman; 2010.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Afiliada, 2002.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing.12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.
KOTLER, Philip; BLOOM, Paul. Marketing Para Serviços Profissionais. São Paulo: Atlas, 1988.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing.12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2006.
KOTLER, Philip; PFOERTSCH, Waldemar. Gestão de marcas em mercados B2B.Porto Alegre: Bookman, 2008.
LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Mariana A. Fundamentos de Metodologia Científica. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
______. Administração de Marketing: Conceitos, Planejamento e Aplicações à Realidade Brasileira. São Paulo: Atlas, 2008.
MADRUGA, Roberto. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. São Paulo: Atlas, 2010.
MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: Uma orientação Aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
______. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MATTAR, Frauze N. Pesquisa de Marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MCCLAVE, et al. Estatística para Administração e Economia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
OLIVEIRA, Márcio. O que é importante no Marketing de Relacionamento B2B. 2010. Disponível em: <https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/marcio-oliveira/16427/o-que-e-importante-no-marketing-de-relacionamento-b2b.html>. Acesso em: 20abr. 2018.
POSER, Denise Von. Marketing de Relacionamento. Barueri. São Paulo: Manole, 2005.
REICHHELD, Frederick F. A Pergunta Definitiva 2.0: como as empresas que implementam o net promoter score prosperam em um mundo voltado aos clientes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
ROJO, F.J.G. Varejo. In: FGV-EAESP (Org.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.
SAMARA, Beatriz S.; MORSCH, Marco A. Comportamento do Consumidor. Conceitos e Casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SANTOS, Adriane Schimainski. Marketing de Relacionamento. São Paulo: PearsonEducation do Brasil, 2015.
SCHIFFMAN, Leon G; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - SEBRAE. Entenda o Comportamento dos Consumidores. 2015. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-comportamento-dos-consumidores,4c73ce6326c0a410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 31mar. 2018.
TOLEDO, Geraldo Luciano; PROENÇA, Maria Cristina de Araújo; JÚNIOR, Sergio Bandeira de Mello. Politica de preços e diferencial competitivo: um estudo de casos múltiplos na indústria de varejo.2006. Disponível em:. Acesso em: 02 nov.2018.
VAVRA, Terry G. Marketing de relacionamento: after marketing. São Paulo: Atlas, 1993.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009.