O ciclo de vida e o desenvolvimento das microempresas: um estudo do litoral norte gaúcho

Lígia Margarete Mallmann, Amanda Pereira Agliardi

Resumo


Da mesma maneira como acontece com seres humanos, as organizações também possuem ciclos de vida, indo do crescimento até o envelhecimento. O objetivo deste artigo foi o de verificar em que ciclo de vida está o desenvolvimento das microempresas no Litoral Norte. Para a criação do instrumento de coleta de dados, utilizou-se o modelo de ciclo de vida organizacional (CVO) proposto por Adizes, que, além de fazer uma analogia com os ciclos da vida humana, busca identificar o ciclo de vida que a empresa atravessa, para poder resolver os problemas dessa fase, a fim de seguir em direção à maturidade, e, ainda, não entrar em declínio. O crescimento e o envelhecimento das organizações estão vinculados à flexibilidade e à controlabilidade, sendo validados por meio de um diagnóstico aplicado a um conjunto de 35 microempresas do Litoral Norte gaúcho.

Texto completo:

PDF

Referências


ADIZES, Ichak. Os ciclos de vida das organizações: como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. Tradução de Carlos A. Malferrari. São Paulo: Pioneira, 1988.

______. Os ciclos de vida das organizações: como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. Tradução de Carlos A. Malferrari. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

ARANTES, Nélio. Sistemas de gestão empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válidas. São Paulo: Atlas, 1998.

CASTRO, Inácio de E. de. Geografia e Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Empreende / LTC, 2014.

DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1995.

EMPRESOMETRO. Dados estatísticos. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2016.

FEE. Fundação de economia e estatística (2014 - 2016) – Perfil socioeconômico. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2016.

MALLMANN, Lígia Margarete. Gestão Empresarial: o papel das micro e pequenas Empresas no desenvolvimento do Vale do Rio Taquari/RS. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2008.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

PAGLIUSO, Antonio Tadeu; CARDOSO, Rodolfo; SPIEGEL, Thais. Gestão organizacional: o desafio da construção do modelo de gestão. Instituto Chiavenato (Org). São Paulo: Saraiva, 2010.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton. O retorno do território. In: SANTOS, Milton et al. (Org.). Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1994. p. 15-28.

______. Por outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2003.




DOI: https://doi.org/10.26767/coloquio.v14i2.721

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.