A gestão da Central de Abastecimento de Goiás (CEASA-GO): seus números e propostas de melhorias

Karla Kellem de Lima, Altivo Roberto Andrade de Almeida Cunha, Antonio Pasqualetto, Taric Calil, Sérgio Duarte de Castro

Resumo


A atividade fragmentada e informal do mercado de hortigranjeiro levou à discussão, no final dos anos 1950, sobre a criação de Centrais de Abastecimento Alimentar (CEASA) no Brasil. O objetivo central deste estudo é compreender a inserção da CEASA de Goiás no mercado nacional e identificar melhorias à gestão da instituição. Realizou-se uma pesquisa descritiva em manuais operacionais das Ceasas do Brasil, em artigos da época do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (SINAC), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em conjunto com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Metodologicamente, classificou-se a pesquisa em exploratória, descritiva, bibliográfica, documental e de campo, tendo como objeto de estudo a CEASA-GO e, como instrumento de coleta de dados, um questionário aplicado aos agentes públicos e privados desta Central. Os resultados demonstram que a Central de Abastecimento de Goiás teve um enorme crescimento ao longo do tempo. Tal crescimento elevou significativamente o número de empresas, trabalhadores e usuários da instituição, o que acarreta cada vez mais demandas. Aliado a isso, as exigências de um modelo de gestão mais sustentável dos pontos de vista social e ambiental requerem mudanças que priorizem o meio ambiente e a sociedade como um todo.

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DOI: https://doi.org/10.26767/coloquio.v14i2.720

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