Mulheres pecuaristas e a decisão gerencial em Dom Pedrito - RS

Tatielle Belem Langbecker, Thaís Arrué Melo Gonçalves

Resumo


As posições socioeconômicas ocupadas por homens e mulheres, especialmente no meio rural, são marcadas por assimetrias de poder entre os sexos que estabelecem as relações de gênero. Assim, a perspectiva de gênero possibilita o conhecimento e a compreensão das dinâmicas rurais, explicitando as desigualdades de gênero materializadas na distribuição do poder, no acesso a recursos e no posicionamento nos processos decisórios. A opção pela pecuária de corte se dá por ser uma atividade dita masculina, assim como por suas contribuições socioeconômicas na formação do Rio Grande do Sul, mantendo sua importância no Estado. O objetivo é caracterizar a decisão gerencial de mulheres pecuaristas residentes no município de Dom Pedrito em sua atividade. Em termos metodológicos, baseia-se no estudo de caso múltiplo, utilizando-se de entrevistas para a geração dos dados, e a análise estatística descritiva verificou-se com o auxílio de planilhas do Excel. A maioria das entrevistadas afirmou que toma decisão em conjunto com outras pessoas. A tradição familiar foi o item que mais gerou variações dentre as perspectivas apontadas. Os dados indicaram que 85% das entrevistadas tomam decisões racionais muito frequentemente ou sempre. As participantes inserem seus estilos de gerenciamento e processos decisórios, ponderando os ensinamentos familiares com os aspectos contemporâneos de gerenciamento.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, Érika Oliveira; EUCLIDES, Maria Simone; FIÚZA, Ana Louise de Carvalho. Sindicalizadas rurais e ativistas políticas: uma nova face do empoderamento da mulher no meio rural. In: VIII CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 2010, Porto de Galinhas. Anais: Porto de Galinhas: Alasru, 2010.

ANDREATTA, Tanice. Bovinocultura de corte no Rio Grande do Sul: um estudo a partir do perfil dos pecuaristas e organização dos estabelecimentos agrícolas. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

BARCELLOS, Júlio Otávio Jardim et al. A bovinocultura de corte frente a agriculturização no Sul do Brasil. In: XI CICLO DE ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA – CAMEV, 11., 2004, Lages. Anais... . Lages: CAV/UDESC, 2004.

BATALHA, Mário Otávio; SILVA, Andrea Lago da. Gerenciamento de sistemas agroindustriais: definições, especificidades e correntes metodológicas. In: BATALHA, Mário Otávio. Gestão Agroindustrial: GEPAI – Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais. 3. ed. v.1 São Paulo: Atlas, 2008.

BRUMER, Anita. Gênero e agricultura: a situação da mulher na agricultura do Rio Grande do Sul. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 1, n. 12, p. 205-227, jan./ab. 2004.

BUTTO, Andrea et al. (Org.). Mulheres rurais e autonomia: formação e articulação para efetivar políticas públicas nos territórios da cidadania. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2014.

DAFT, Richard. Administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

DOM PEDRITO. História de Dom Pedrito. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2013.

FARIA, Nalu. Desafios para a construção da autonomia econômica da mulher. In: FUNDAÇÃO ALEXANDRE DE GUSMÃO. Autonomia econômica e empoderamento da mulher: textos acadêmicos. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2011. p. 229-248.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades, 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2016.

LUNARDI, Raquel. Mudanças nas relações de trabalho e gênero no turismo rural. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MARTINS, Clitia Helene Backx; BANDEIRA, Marilene Dias; CAPUTO, Paula Maria. Condição de vida das mulheres e desigualdades de gênero no Rio Grande do Sul. In: MARTINS, Clitia Helene Backx (Org.). Estudos das condições das mulheres e das desigualdades de gênero existentes no Estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Fee, 2014. p. 8-48.

MELO, Vânia Lícia de Figueirêdo. Influência das características dos sistemas de gestão no processo sucessório de unidades de produção familiar em São Luiz Gonzaga – RS. Dissertação (Mestrado em Agronegócio – Programa de Pós-graduação em Agronegócios) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

NARCISO, Vanda; HENRIQUES, Pedro Damião de Souza. O Papel das Mulheres no Desenvolvimento Rural: Uma Leitura para Timor-Leste. Working Paper. Évora: CEFAGE-EU, 2008.

QUADROS, Danilo Gusmão de. Sistema de produção de bovinos de corte. Salvador: Universidade do Estado da Bahia, 2005.

RIBEIRO, Claudio Marques. Estudo do modo de vida dos pecuaristas familiares da Região da Campanha do Rio Grande do Sul. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

RIBEIRO, Claudio; QUADROS, Fernando Luiz Ferreira de. Valor histórico e econômico da pecuária. In: PILLAR, Valério de Patta; LANGE, Omara. Os campos do Sul. Porto Alegre: Rede Campos Sulinos - UFRGS, 2015. p. 19-30.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudo de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SCHNEIDER, Sergio. Situando o desenvolvimento rural no Brasil: o contexto e as questões em debate. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 511-531, jul./set. 2010.

SEVERO, Christiane Marques; MIGUEL, Lovois de Andrade. A sustentabilidade dos sistemas de produção de bovinocultura de corte do Estado do Rio Grande do Sul. REDES, Santa Cruz do Sul, v. 11, n 3, p. 213-234, set./dez. 2006.

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. A ruralidade no Brasil moderno: por um pacto social pelo desenvolvimento rural. In: GIARRACCA, Norma. ¿Uma nueva ruralidade em América Latina? Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2001.

WEISHEIMER, Nilson. Desenvolvimento rural, capitalismo e agricultura familiar. Revista Olhares Sociais, Cachoeira, v. 2, n. 1, p. 51-78, maio, 2013.

WILKINSON, John; ROCHA, Rudi. Uma análise dos setores de carne bovina, suína e de frango. Rio de Janeiro: Projeto SENAI, 2005.

ZUIN, Luis Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos. Agronegócios: Gestão e Inovação. São Paulo: Saraiva, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v14i2.719

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.