Calamidade financeira? Análise das contas públicas do município de Mariana/MG, antes e depois do rompimento da barragem de Fundão (2009-2019).

Autores

  • Karolina Rodrigues Vasconcelos niversidade Federal de Ouro Preto(UFOP)
  • Daniel do Val Cosentino icada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar os impactos econômicos do rompimento da Barragem de Fundão, no município de Mariana/MG, ocorrido em novembro de 2015. A análise se concentra, em particular, na discussão dos impactos do choque econômico ocasionado pelo rompimento da Barragem de Fundão, no nível de atividade econômica para o período de 2015-2019, sobre os resultados agregados das finanças públicas do município de Mariana. A metodologia proposta para viabilizar o estudo envolveu a comparação da dinâmica econômica da evolução dos principais agregados de receitas e despesas orçamentária do município no período que antecede o rompimento da barragem, 2009-2015 e no período posterior 2015-2019. Sugerimos que, apesar dos impactos econômicos, o volume de arrecadação municipal permaneceu alto ao longo da série analisada.

Biografia do Autor

Karolina Rodrigues Vasconcelos , niversidade Federal de Ouro Preto(UFOP)

Mestranda em Economia Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Daniel do Val Cosentino, icada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Doutorado em História Econômica (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Referências

ALMEIDA, Carla Maria C. Minas Gerais de 1750 a 1850: bases da economia e tentativa de periodização. LPH - Revista de História, Mariana: ICHS/UFOP, n. 5, 1995.

CHAVES, Cláudia Maria das Graças; MAGALHÃES, Sônia Maria; PIRES, Maria do Carmo (Org.). Casa de vereança de Mariana: 300 anos de história da Câmara Municipal. Ouro Preto. Ed. UFOP, 2008

ENRÍQUEZ, Maria Amélia Rodrigues da Silva. Maldição ou dádiva? os dilemas do desenvolvimento sustentável a partir de uma base mineira. 2007. 449 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

FONSECA, C. D. O espaço urbano de Mariana: sua formação e suas representações. UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Termo de Mariana: história e documentação. Ouro Preto: Ed. da Ufop, p. 27–66, 1998.

GONÇALVES, Andréa Lisly. Algumas perspectivas da Historiografia sobre Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. In: Termo de Mariana: História e documentação. Mariana: Imprensa Universitária da UFOP, 1998.

IBAMA. Rompimento da barragem de fundão: Documentos relacionados ao desastre da Samarco em Mariana/MG. 2016.

MENDES, M.; MIRANDA, R.; COSIO, F. Transferências intergovernamentais no Brasil: diagnóstico e proposta de reforma. Texto para discussão 40, Consultoria Legislativa do Senado Federal, Brasília 2008.

MILANEZ, B et al. Antes fosse mais leve a carga: avaliação dos aspectos econômicos, políticos e sociais do desastre da Samarco/Vale/BHP em Mariana (MG). Relatório Final PoEMAS, Mimeo. 2015. Disponível em https://www.ufjf.br/poemas/files/2014/07/PoEMAS-2015-Antes-fosse-mais-leve-a-carga-vers%C3%A3o-final.pdf. Acesso em janeiro de 2021.

MILANEZ, Bruno & LOSEKANN, Cristiana. Desastre no Vale do Rio Doce: antecedentes, impactos e ações sobre a destruição. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016.

MINAS GERAIS, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Acórdão, n° 958267, Auditoria Operacional. 2021. Disponível em: https://www.tce.mg.gov.br/pesquisa_processo.asp. Acesso em setembro de 2021.

SAMARCO MINERAÇÃO S.A. Estudo de impacto ambiental. Belo Horizonte, MG, 2017.

SILVA, Jordana Ferreira da. Da Especialização Produtiva ao rompimento da Barragem de Fundão: uma análise da Resiliência Econômica para o município de Mariana/MG. Dissertação de Mestrado, PPEA-UFOP, 2018.

WANDERLEY, L. J.; MANSUR, M. S.; PINTO, R. G. Avaliação dos antecedentes econômicos, sociais e institucionais do rompimento da barragem de rejeito da Samarco/Vale/BhP em Mariana (MG). In B. Milanez & C. Losekann (Eds.), Desastre no Vale do Rio Doce: antecedentes, impactos e ações sobre a destruição (pp. 39-87). Rio de Janeiro: Folio Digital; Letra e Imagem, 2016.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

Artigos