Caracterização da produção de batata-doce em Mariana Pimentel (RS): um estudo exploratório

Autores

  • Maria Thereza Macedo Pedroso Embrapa Hortaliças
  • Zenaide Rodrigues Ferreira Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/DF).
  • Vinicius Kereski Secretaria de Agricultura de Mariana Pimentel
  • Larissa Pereira de Castro Vendrame Embrapa Hortaliças

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo caracterizar a produção de batata-doce em Mariana Pimentel, principal município produtor dessa hortaliça no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, foi utilizada metodologia baseada em análise descritiva e de caráter exploratório em duas etapas. Na primeira etapa, foi realizado um levantamento das características dos estabelecimentos agropecuários da horticultura em Mariana Pimentel a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2017. A segunda etapa ocorreu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas entre os produtores de batata-doce do município. Como principais resultados, observou-se que o nível tecnológico dos estabelecimentos agropecuários neste município é baixo, apresentando abrangência limitada de vários fatores importantes para alcançar melhorias na produtividade agrícola, como assistência técnica, associativismo, nível de escolaridade do produtor e uso de práticas agrícolas. Em relação aos pontos críticos da produção de batata-doce, a questão da comercialização foi a mais destacada entre os entrevistados. Para os produtores, a venda de batata-doce é instável e, sem garantia de preços e venda, muitos acabam deixando a produção ou não investindo em melhorias. Por fim, os autores fazem sugestões de ações públicas importantes para melhorar as condições de produção e comercialização de batata-doce no município.

Biografia do Autor

Maria Thereza Macedo Pedroso, Embrapa Hortaliças

Doutorado em Estudos Comparados sobre as Américas (UnB).

Zenaide Rodrigues Ferreira, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/DF).

Doutoranda em Economia no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade de Brasília (UnB).

Vinicius Kereski, Secretaria de Agricultura de Mariana Pimentel

Graduado em Agronomia (ULBRA).

Larissa Pereira de Castro Vendrame, Embrapa Hortaliças

Doutorado em Agronomia: Genética e Melhoramento de Plantas (USP).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

ECHER, F.R.; DOMINATO, J.C.; CRESTE, J.E. Absorção de nutrientes e distribuição da massa fresca e seca entre órgãos de batata-doce. Horticultura Brasileira, v. 27, n.2, abr.-jun. 2009

EMBRAPA. Sistemas de Produção de Batata-Doce. Sistemas de Produção Embrapa. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário de 2017. Resultados Definitivos. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: < https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017> Acesso em: maio 2021.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Agrícola Municipal. PAM. Rio de Janeiro: IBGE, 2021 Disponível em: < https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/pam/tabelas > Acesso em: janeiro 2023.

MAROUELLI, W. A.; SILVA, W. L. C. Seleção de sistemas de irrigação para hortaliças: Circular Técnica. Brasília: Embrapa, dez. 2011.

MENDES, C. I. C.; BUAINAIN, A. M.; FASIABEN, M. D. C. R. Heterogeneidade da agricultura brasileira no acesso às tecnologias da informação. Espacios. vol. 35, n. 11. 2014.

MINAYO, M.C. de Z. Amostragens e saturação em pesquisa qualitativa: consenso e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p.01 -12, abril. 2017.

PEDROSO, M. T. M. A cadeia produtiva da mandioquinha-salsa: implicações para a agenda tecnológica e a pesquisa agronômica. Documentos 179. Embrapa Hortaliças, Brasília-DF, 2020.

PEDROSO, M. T. M. Estudos exploratórios sobre cadeias produtivas de hortaliças: implicações para as pesquisas agronômicas. Documentos 174, Embrapa Hortaliças, Brasília-DF, 2020.

SOUZA FILHO, H. M. D.; BUAINAIN, A. M.; SILVEIRA, J. M. F. J. D.; VINHOLIS, M. D. M. B. Condicionantes da adoção de inovações tecnológicas na agricultura. Cadernos de ciência e tecnologia. Brasília, v. 28, n. 1, p. 223-255, jan./abr. 2011.

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, n. 22, v.44, p. 203-220, ago/dez. 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos