Aspectos demográficos do processo de envelhecimento populacional na microrregião de Santa Rosa -RS

Autores

Resumo

A transição demográfica e o consequente envelhecimento populacional, tem sido percebido em inúmeros países do mundo, fato que tem despertado interesse de diferentes pesquisadores, por apresentar repercussões nos mais diversos campos. No Brasil as regiões Sudeste e Sul destacam-se como as que principiaram esse processo de transição, especificamente o estado do Rio Grande do Sul - RS demonstra estrutura etária mais envelhecida quando comparado ao restante do país, chamando a atenção para algumas regiões. É neste sentido que este estudo teve como objetivo descrever e analisar o processo de envelhecimento populacional na Microrregião de Santa Rosa, considerado o período de 1970 a 2010 (Censos oficiais). Utilizando da metodologia quantitativa foi realizada uma análise demográfica a partir de dados secundários coletados nos principais portais populacionais do país, sendo os resultados apresentados em duas etapas: análise dos índices demográficos da microrregião e descrição da evolução populacional. O estudo apontou que a microrregião em questão se encontra em avançado processo de envelhecimento populacional, apresentando baixo nível de fecundidade, alto índice de envelhecimento e um aumento significativo da expectativa de vida da população, uma realidade que diferencia a microrregião e a situa em processo de envelhecimento populacional.

Biografia do Autor

Alexandra Alf Gallon, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Mestrado em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ).

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorado em Sociologia (Freie Universität Berlin-Alemanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).  

Referências

ALVES, J. E. D. A polemica Malthus versus Condorcet reavaliada à luz da transição demográfica. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Ciências Estatísticas; 2002.

ALVES, J. E. D. Cai à razão de suporte dos idosos no Brasil e no Mundo. Laboratório de demografia e estudos populacionais. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2019. Acessado em 25/08/2021 https://www.ufjf.br/ladem/2019/03/15/cai-a-razao-de-suporte-dos-idosos-no-brasil-e-no-mundo-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves

ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL: base de dados. Acesso em 2021.

BENTO, K. B. P; CASARIL, C. C. Breve análise da transição demográfica da microrregião de Francisco Beltrão, PR. Revista Faz ciência. 06,01 (2004)pp. 319-332.

BORGES, G, M; DE CAMPOS, M. B; SILVA, L. G. C. Transição da estrutura etária no Brasil: oportunidades e desafios para a sociedade nas próximas décadas. In Mudanças demográficas no Brasil no século XXI: Subsídios para as projeções da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

CALDAS, C.P. Preparação para uma Aposentadoria Ativa. Empreendedorismo, Trabalho e Qualidade de Vida na Terceira Idade, – 1.ed - São Paulo: Editora Edicon, 2009.

CAMARANO, A. A. (Org.). Novo regime demográfico: uma nova relação entre população e desenvolvimento? Rio de Janeiro: IPEA, 2014.

CAMARANO, A.A; PASINATO, M. T. O envelhecimento populacional nas agendas das políticas públicas. Os novos idosos brasileiros: Muito além dos 60. IPEA. Rio de Janeiro. 2004.

CERQUEIRA, C. A.; GIVISIEZ, G. H. N. Conceitos básicos em demografia e dinâmica demográfica brasileira. In: RIOS-NETO, E. L. G.; RIANI, J. de L. (Org.). Introdução à demografia da educação. Campinas: Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2004.

DEEDADOS – Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento,

Orçamento e Gestão. Disponível em: http://feedados.fee.tche.br/feedados/ . Acesso em 4

mar. 2021.

DEEDADOS – Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento,

Orçamento e Gestão. Disponível em: http://feedados.fee.tche.br/feedados/ . Acesso em 4

mar. 2021.

DEEDADOS – Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Disponível em: http://feedados.fee.tche.br/feedados/ . Acesso em 4 mar. 2021.

ESCOBAR, K. A. A; MÔURA, F. A. Análise de políticas sociais para idosos no brasil: um estudo bibliográfico. CADERNOS UNIFOA. Volta Redonda, n. 30, p. 47-55, abr. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GOTTLIEB, M. G. V; SCHAWANKE, C. H. A; GOMES, I; DA CRUZ, I. B. M. Envelhecimento e Longevidade no Rio Grande do Sul: um perfil histórico, étnico e de morbi-mortalidade dos idosos. Rev. Bras. Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, 2011; 14(2):365-380.

https://estado.rs.gov.br/tendencia-de-envelhecimento-da-populacao-se-mantem-nas-estimativas-divulgadas-pela-fee - consulta dados 08/2020

https://cidades.ibge.gov.br/ - consulta dados 08/2020

http://visualiza.dee.planejamento.rs.gov.br/populacao/ - consulta dados 08/2020

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE).

IBGE. Projeção da população do Brasil por sexo e idade: 2000-2060. Acessado em

agosto/2020. Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html?utm_source=portal&utm_medium=popclock&utm_campaign=novo_popclock

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos Demográficos de 1970,

, 1991, 2000 e 2010. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/136 . Acesso

em: 4 mar. 2021

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos Demográficos de 1970,

, 1991, 2000 e 2010. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/136 . Acesso

em: 4 mar. 2021

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos Demográficos de 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/136 . Acesso em: 4 mar. 2021.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 2019.

IBGE. Centro Brasileiro de Estudos Demográficos. Dicionário demográfico multilíngüe: versão brasileira. Rio de Janeiro, 1969

MELO, L. A; FERREIRA, L. M. B. M; DOS SANTOS, M. M; LIMA, K. C. Fatores socioeconômicos, demográficos e regionais associados ao envelhecimento populacional. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. 20(4): 494-502, Rio de Janeiro, 2017.

MIRANDA, G. M. G; MENDES, A. C. G; DA SILVA, A. L. A. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., 19(3):507-519. Rio de Janeiro, 2016.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2002.

VASCONCELOS, A. M. N; GOMES, M. M. F. Transição demográfica: a experiência brasileira. Epidemiologia. Serv. Saúde v.21 n.4 Brasília dez. 2012.

ZUANAZZI, P. T. Uma análise sobre as componentes demográficas do RS: por que somos o Estado mais envelhecido do País? In O envelhecimento da população gaúcha e as consequências e desafios para as políticas públicas de saúde e educação. Cadernos para o futuro 2. Departamento de Planejamento Governamental - RS. Porto Alegre: Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, 2016.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Edição

Seção

Artigos