Desenvolvimento e bem viver em uma cidade patrimônio mundial – marketing de lugares e as perspectivas de moradores e visitantes sobre São Miguel das Missões- RS

Autores

  • Luciana Scherer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).
  • Sérgio Luís Allebrandt Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v20i2,%20abr./jun..2677

Palavras-chave:

Marketing de Lugares, Turismo, Desenvolvimento, São Miguel das Missões., Planejamento.

Resumo

O Marketing de Lugares é uma área com crescente importância para o planejamento e o desenvolvimento de cidades criativas, sustentáveis e que estejam atentas as dinâmicas da convivência entre turistas e moradores. Pretende-se, nessa pesquisa de natureza exploratória, refletir sobre a importância das ferramentas de marketing no desenvolvimento dos lugares, buscando conhecimento acerca das percepções sobre aspectos importantes para uma cidade de bem viver e bem visitar, na visão de pessoas que interagem e desempenham papéis socioeconômicos, como moradores ou como turistas/visitantes no município de São Miguel das Missões – RS, cidade que abriga o único Patrimônio Mundial Cultural no Sul do Brasil. Acredita-se que por meio de pesquisas deste tipo é possível promover a qualificação de gestores em planejamento de turismo, a fim de orientar ações cooperativas do setor público e privado. Como resultado, apresenta-se uma pauta para investigações futuras sobre conhecimento de percepções, identificando lacunas entre a realidade e a percepção dos envolvidos no lugar, subsidiando então, planejamentos com elementos reais para municípios de pequeno porte.

 

Biografia do Autor

Luciana Scherer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Doutorado em Desenvolvimento Regional (UNIJUÍ). Servidora Pública da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento de São Miguel das Missões.

Sérgio Luís Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUÍ.

Referências

AJZENTAL, A. História do pensamento em marketing. São Paulo: Saraiva, 2010.

ALMEIDA, C. O Marketing das Cidades. Gestão e Desenvolvimento, 12, 2004.

BAKER, M. Administração de Marketing. Cidade: Campus, 2005

BARBOSA, L. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

COHEN, E. Who is a tourist? A conceptual clarification. Sociological Review nº 22, 1974

HAIR JR, J et. Al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2016

KOTLER, P. et al. Marketing público: como atrair investimentos, empresas e turismo para cidades, regiões, estados e países. São Paulo: Makron Books, 1994

KOTLER, P. et al. Marketing de lugares: como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MINCIOTTI, S.; SILVA, E. Marketing de localidades: uma abordagem ampliada sobre o desenvolvimento da cidade ou região. Turismo: Visão e Ação, v. 13, n. 3, art. 4, p. 329-346, 2011.

OCKE, M; IKEDA, A. Marketing de lugar: estado da arte e perspectivas futuras. R. Adm., São Paulo, v.49, n.4, p.671-683, out./nov./dez. 2014

RICHERS, R. Marketing: uma visão brasileira. São Paulo: Negócio Editora, 2000.

SCHERER, L; BASSO, D. Reflexões teórico-metodológicas para identificação de situações de desenvolvimento em turismo. Fólio (Centro Universitário Metodista), v. 1 p 70-82, 2016.

SCHERER, L; FROEMMING, L. Marketing de Lugares – Percepções de Estudantes de Cerro Largo /RS. In: Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2016, Cerro Largo – RS. Anais do VI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), 2016. v. 6.

SCHULER, V; PADOIM, G. Marketing de destinos: particularidades e oportunidades para os Convention & Visitors Bureaux. Porto Alegre: Rebouças, 2016.

SCHULER, V.; SCHERER, L, Viajantes de negócios e eventos – turistas, parcialmente turistas ou excluídos do turismo?, Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, octubre-diciembre, 2017.

Downloads

Publicado

2023-05-31 — Atualizado em 2023-06-01

Versões

Edição

Seção

Artigos