Experiências socio-profissionais de egressos da Escola Família Agrícola de Vale do Sol-RS (EFASOL)

Autores

  • Régis Dattein Solano Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Erica Karnopp Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v19i4,%20out./dez..2676

Palavras-chave:

Pedagogia da Alternância. Educação do Campo. Escola Família Agrícola. Egressos. Juventude do Campo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as experiências socioprofissionais de egressos/as da Escola Família Agrícola de Vale do Sol-RS (EFASOL), localizada na comunidade de Linha Formosa, interior do município de Vale do Sol, RS. Os quatro pilares da escola são: associação, pedagogia da alternância, formação integral e desenvolvimento do meio. Analisou-se a trajetória dos jovens egressos através de sua inserção socioprofissional e a relação deste processo com o desenvolvimento rural em âmbito regional. Para a realização da pesquisa, que se caracterizou como qualitativa, optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso embasado no método de abordagem fenomenológico. A pesquisa foi realizada com um universo de 62 jovens egressos/as da EFASOL e foi constatado que 84% dos jovens ainda residem em seus municípios de origem de quando foram estudar na EFASOL. Do total dos jovens pesquisados, 95,2% residem na região do Vale do Rio Pardo, 69,4% residem no campo e 88,7% possuem vínculo com a agricultura. Nesse caso, percebe-se a importância de uma educação contextualizada para a juventude do campo, criando novos desafios e possibilidades para o desenvolvimento regional.

Biografia do Autor

Régis Dattein Solano, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutorando em Desenvolvimento Regional (UNISC). Professor da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (EFASOL).  

Erica Karnopp, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutorado em Geografia (Eberhard-Karls Universität - Tübingen, Alemanha). Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (UNISC). 

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Publicado

2022-11-08

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Artigos