O programa de promoção da sustentabilidade de espaços sub-regionais: um estudo de caso sobre a mesorregião Grande Fronteira do Mercosul

Autores

  • Stefano Moraes Demarco
  • Claudio Machado Maia UNiOESTE

DOI:

https://doi.org/10.26767/228

Resumo

Este trabalho tem por finalidade apresentar o encadeamento das políticas públicas federais que possibilitaram a criação da Mesorregião Grande Fronteira do MERCOSUL. Informa-se neste conteúdo uma visão geral da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), sob critérios do Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais (PROMESO), que tem como principal objetivo induzir a atuação integrada do Governo Federal em novas escalas espaciais, preferencialmente em sub-regiões, e descreve-se a Mesorregião Grande Fronteira do MERCOSUL.

Referências

BANDEIRA, Pedro. Participação, articulação de atores sociais e desenvolvimento regional. Brasília: IPEA, 1999.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Programa de Promoção da Sustentabilidade de Espaços Sub-Regionais: PROMESO. Brasília, 2009.

_______. Ministério da Integração Nacional. Secretaria de Programas Regionais. Disponível em: <http://www.mi.gov.br/programas/programasregionais/index.asp?area=spr_mes_fronteira>>. Acesso em: 20 jan. 2013.

DAMO, Marcia Regina Sartori. Análise da descentralização administrativa do governo do estado e os efeitos da fragmentação territorial no oeste catarinense. Florianópolis: UFSC, 2006.

FELICETTI, Vera Lucia; MOROSINI, Marília Costa. Equidade e iniquidade no ensino superior: uma reflexão. In: Revista Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 62, p. 9-24, jan./mar. 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LINS, Hoyêdo Nunes. Um diálogo com o tema do desenvolvimento local e sustentável em Santa Catarina. I Encontro de Economia Catarinense. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

MESOMERCOSUL. Federalismo, Cooperativismo e Organização social para o desenvolvimento. 2013. Disponível em: <http://www.mesomercosul.org.br/ >. Acesso em: 23 maio 2013.

SOLDI, Valdir et al. Projeto: Universidade Federal da Mesomercosul. Florianópolis: UFSC, 2007.

Downloads

Edição

Seção

Artigos