Políticas Públicas de Inclusão Digital: desafios educacionais na sociedade contemporânea

Autores

  • Silvana Tomazi Camozzato Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Miguel Angelo Perondi Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nilvania Aparecida de Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26767/223

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar as Políticas Públicas de Inclusão Digital dirigidas ao sistema educacional, na perspectiva de atender às novas tecnologias direcionadas para a educação, presentes na sociedade contemporânea. Através desta análise, busca-se caracterizar os desafios enfrentados pela escola, na inclusão da tecnologia digital como ferramenta pedagógica dos professores, identificar as Políticas Públicas de Inclusão Digital e observar como são desenvolvidas no ambiente escolar, como também refletir sobre o papel das tecnologias na sociedade contemporânea no que se refere à formação do cidadão. O trabalho foi desenvolvido com base em autores cujos estudos estão relacionados ao tema e em dados e informações obtidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em síntese, este estudo destaca as necessidades e desafios das políticas públicas voltadas para a globalização e igualdade de condições de acesso às TIC’s.

Biografia do Autor

Silvana Tomazi Camozzato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Pato Branco-PR, chefe do apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pato Branco, mestranda em Desenvolvimento Regional-UTFPR.

Miguel Angelo Perondi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Brasil) desde 1994. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional desde 2013. Engenheiro Agrônomo, Mestre em Administração e Doutor em Desenvolvimento Rural. Pesquisador visitante do Institute of Development Studies da University of Sussex (2006). Bolsista produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária. Interesse no tema da mercantilização e diversificação dos meios de vida da agricultura familiar.

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