A nova cidade e a cocriação de valor: possibilidades para o desenvolvimento

Autores

  • Maicon da Silva Universidade de Santa Cruz de Sul (UNISC).

Resumo

Este estudo buscou analisar a cocriação de valor como possibilidade para o desenvolvimento das cidades. A partir dessa análise evidencia-se que o desenvolvimento regional é visto pelos mais diferentes agentes da sociedade como um processo histórico de mudança. Por outro lado, o desenvolvimento urbano é reconhecido como centros urbanos de crescimento econômico. A cocriação de valor é o processo de interação, colaboração e trocas de experiências entre todos os atores. Nesse sentido, têm-se o desenvolvimento das cidades baseado na cocriação de valor, onde as transformações ocorridas nas cidades a partir da década de 80 perpassa pelo uso das tecnologias de informações (TICs). Por fim, o papel das cidades nesse cenário, traz as pessoas para o centro das discussões desse novo espaço urbano.

Biografia do Autor

Maicon da Silva, Universidade de Santa Cruz de Sul (UNISC).

Doutorando em Desenvolvimento Regional - Bolsista Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

 

Referências

ASCHER, François. Os novos princípios do urbanismo. Trad. Nadia Somekh. São Paulo: Romano Guerra, 2010.

BAPTISTA, Diego Henrique da Silva. Laboratórios urbanos: cocriação de uma governança urbana para cidades 2019 inteligentes e sustentáveis no Vale do Pinhão, em Curitiba / Diego Henrique da Silva Baptista; orientador, Mario Procopiuck. -- 2019 127 p.

BECK, D. F. Um novo paradigma de inteligência urbana: o papel do desenvolvimento, da governança e do marketing urbano em cidades inteligentes e sustentáveis. XXII ENGEMA. Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2020.

BESSANT, J.; Tidd, J.. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre, Bookman, 2009.

BRASIL. A Lei n° 10.527/2001. Estatuto das Cidades. 2001. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm>. Acesso em: 16 jun 2021.

CABIDDU, F.; LUI, T.; PICCOLI, G. Managing value co-creation in the tourism industry. Annals of Tourism Research, New York, v. 42, p. 86-107, 2013.

CARLOS, A. F. A (re) Produção do Espaço Urbano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

CARAYANNIS, E. G.; CAMPBELL, D. F. 'Mode 3' and 'Quadruple Helix': Toward a 21st century fractal innovation ecosystem. International journal of technology management,46(3-4), 201-234, 2009. https://doi.org/10.1504/IJTM.2009.023374

CARAYANNIS, E. G., GRIGOROUDIS, E., CAMPBELL, D. F., MEISSNER, D., & STAMATI, D. The ecosystem as helix: an exploratory theory‐building study of regional co‐opetitive entrepreneurial ecosystems as Quadruple/Quintuple Helix Innovation Models. R&D Management, 48(1), 148-162, 2018. https://doi.org/10.1111/radm.12300

CASTELNOU, A. Teoria do Urbanismo. Universidade Federal do Paraná -Arquitetura e Urbanismo. Curitiba-PR, 2007.

CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede – A era da informação, sociedade e cultura. v.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CAVALCANTE, Luiz Ricardo Mattos Teixeira. Produção Teórica em Economia Regional: uma proposta de sistematização. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, São Paulo, vol. 02, n. 1, p. 09-32, 2008.

CHING-JUI, K., TSENG-LUNG, H., LI-JIE, Z.; HSU, K. Modeling Service Encounters and Customer Experiential Value in Retailing. An Empirical Investigation of Shopping Mall Customers in Taiwan. International Journal of Service Industry Management. 18(4) 349–67, 2007.

COHEN, Barney. Urbanization in Developing Countries: Current trends, future projections, and key challenges for sustainability. Technology in Society. v. 28, 2006.

CORRÊA, José Carlos Severo; SILVEIRA, Rogério Leandro Lima; KIST, Rosane Bernardete Brochier. SOBRE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: NOTAS PARA DEBATE. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 15, n. 7, 2019.

DE LACERDA, WALESKA PORTELLA; VIEIRA, EDSON TRAJANO. A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. 20 a 22 de outubro de 2014.

FERNANDES, Ricardo; GAMA, Rui. Territórios inteligentes e criativos em Portugal: abordagem às principais dimensões. In: Atas do 8º Congresso da Geografia Portuguesa. 2011.

DE OLIVEIRA MATOS, Fábio; GONÇALVES, Tiago Estevam. DO PLANEJAMENTO AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL: NOTAS SOBRE O CONCEITO DE REGIÃO. Boletim de Geografia, v. 37, n. 2, 2019.

DENEGRI‐KNOTT, Janice; ZWICK, Detlev; SCHROEDER, Jonathan E. Mapping consumer power: an integrative framework for marketing and consumer research. European Journal of Marketing, 2006.

EDVARDSSON, B. Quality in new service development: Key concepts and a frame of

reference. International Journal of Production Economics, 52(1-2), 31-46, 1997. doi:10.1016/S0925-5273(97)80765-7

EICHENTOPF, T.; KLEINALTENKAMP, M.; VAN STIPHOUT, J. Modelling customer process activities in interactive value creation. Journal of Service Management, 22(5), 650-663, 2011. doi:10.1108/09564231111174997

ETGAR, M. A descriptive model of the consumer co-production process. Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1), 97-108, 2008. doi:10.1007/s11747-007-0061-1.

FERNANDES, Diogo Luders; DOMARESKI-RUIZ, T. C.; GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. O impacto do planejamento urbano na imagem da Cidade. Seminário de Pesquisa em Turismo no Mercosul. Anais... VII, Caxias do Sul, 2012.

FREITAS, Carlos Machado de; XIMENES, Elisa Francioli. Cidades e desastres naturais – da Vulnerabilidade à resiliência. In: FURTADO, Fátima; PRIORI, Luiz; ALCÂNTARA, Ednéa (Org.). Mudanças climáticas e resiliência de cidades. Recife: Pickimagem, 2015. p. 235-253.

GALVAGNO, M.; DALLI, D. Theory of value co-creation: a systematic literature review. Managing Service Quality. 24(6), 643-683, 2014.

GENTILE, C.; SPILLER, N.; NOCI, G. How to sustain the customer experience: No overview of experience components that co-create value with the customer. European Management Journal. 25(5), 395-410, 2007.

GUEDES, Gunar Henrique et al. Redes de infraestruturas urbanas e suas relações com os componentes técnicos, sociais e ambientais. Revista Valore, v. 2, n. 2, p. 329-340, 2017.

GRANDY, G.; LEVIT, T. Value co-creation and stakeholder complexity: what strategy can learn from churches. Qualitative Research in Organizations and Management: An International Journal, v. 10, n. 3, p. 243-273, 2015.

GRÖNROOS, C. Towards service logic: The unique contribution of value co-creation. Hanken School of Economics, CERS – Centre for Relationship Marketing and Service Management. Retrieved from http://www.hanken.fi/public, 2009.

GRANITO, Roberta Aparecida Neves et al. Desenvolvimento regional e novos paradigmas: iniciativas de promoção do desenvolvimento na comunidade da Mangueira. Cadernos EBAPE. BR, v. 5, n. 2, p. 1 a 14-1 a 14, 2007.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 23. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

IPPOLITO, A. Creating value in multiple cooperative relationships. International Journal of Quality and Service Sciences, v. 1, n. 3, p. 255-270, 2009.

JONKER, J. New business models Working Together on Value Creation. Retrieved from mgtbk.nl/1jpjcn, 2016.

KNOB, Anderson Miguel; SALOMÃO, Ivan Colangelo. Desenvolvimento regional e localização industrial: uma sistematização das teorias clássicas. Geosul, v. 35, n. 75, p. 139-167, 2020.

KOMNINOS, N.; PALLOT, M.; SCHAFFERS, H. (2013). Special issue on smart cities and the future internet in Europe. Journal of the knowledge Economy, 4(2), 119-134, 2013. https://doi.org/10.1007/s13132-012-0083-x

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no serhumano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOZINETS, V.; HANDELMAN, M. Adversaries of Consumption: Consumer Movements, Activism, and Ideology, Journal of Consumer Research. 31(3), 691–704, 2004.

LEFEBVRE, Henri. Le droit à la ville. Paris: E. Economica, 2015.

LEYDESDORFF, L. The triple helix, quadruple helix,…, and an N-tuple of helices: explanatory models for analyzing the knowledge-based economy? Journal of the Knowledge Economy, 3(1), 25-35, 2012. https://doi.org/10.1007/s13132-011-0049-4

LIAN, Koh K.; GUNAWANSA, Asanga; BHULLAR, Lovleen. “Eco-cities” and “sustainable cities” whiter? Rural and Urban Innovation, 2013.

LIMA, R. P. As causas e consequências do fluxo migratório do povoado Brasília. Revista Eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira, v. 8, n. 9, nov. 2015.

LIMA, J. A. A. Urbanismo como ciência, técnica e arte: sua política e sua proteção legal. Texto Especial 140, 2002.

LIMONAD, E. Reflexões sobre o Espaço, o Urbano e a Urbanização. Universidade Federal Fluminense. GEOgraphia, v.1, n.1, 1999.

LOPES, R. A Cidade Intencional: o planejamento estratégico das cidades. Rio de Janeiro, 1998.

MACKE, Janaína. Modelo de co-criação para o desenvolvimento das cidades. Seminário Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis. Brasília, 08 de outubro de 2019.

MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado. Metrópoles brasileiras. São Paulo. Perspectiva. Vol.14 no.4. out/dez 2000. dx.doi.org/10.1590/S0102.

MOURA, Rosa. O turismo no projeto de internacionalização da imagem de Curitiba. Turismo - visão e ação. UNIVALI. v. 9, n.3. Itajaí: Editora Univali, 2007. P. 341-357.

MORAIS, F. R.; SANTOS, J. B. Refinando os conceitos de cocriação e coprodução: Resultados de uma crítica da literatura. Revista Economia & Gestão, 15(40), 224-250, 2015. doi:10.5752/P.1984-6606.2015v15n40p224

NAM, Taewoo; PARDO, Theresa A. Smart city as urban innovation: Focusing on management, policy, and context. In: Proceedings of the 5th international conference on theory and practice of electronic governance. 2011. p. 185-194.

NATALINI, J. R.; LEVY, W. Cidades inteligentes e sustentáveis: desafios conceituais e regulatórios. Revista de Direito da Administração Pública, a. 2, v. 2, n. 1, jan/jun 2017, p. 184-201. http://dx.doi.org/10.47096/redap.v1i1.107

O’HERN, M.; RINDFLEISCH, A. The emerging logic of customer co-creation. University of Wisconsin-Madison: Working Paper, 2006.

OLIVEIRA, G. B.; LIMA, J. E. S. Elementos Endógenos do Desenvolvimento Regional: considerações sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento sustentável. Revista FAE. Curitiba, v. 6, n. 2, p. 29-37, mai/dez. 2003.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 17 objetivos para transformar o nosso mundo. 2015. Disponível em: Acesso em: 14 jun. 2021.

PAYNE, A.; STORBACKA, K.; FROW, P. Managing The Co-Creation Of Value. Journal of the Academy Marketing Science, v. 36, p. 83-96, 2008.

PENNA, REJANE; TOALDO, ANNA MARIA; SABEDOT, SIDNEY. Conhecimento, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Canoas: Unilasalle, 2006.

PORTER, M. E.; KRAMER, M.R. Strategy and society: the link between competitive advantage and corporate social responsibility. Harvard Business Review, v. 84, n. 12, p. 78-92, 2006.

PORTER, M. E.; KRAMER, M. R. Criação de Valor Compartilhado. 2011. Disponível em: <http://www.hbrbr.com.br/materia/criacao-de-valor-compartilhado>. Acesso em: 16 jun. 2021.

PRAHALAD, C. K; RAMASWAMY, V. Co-Creation Experiences: The Next Practice In: Value Creation. Journal of Interactive Marketing, v. 18, n. 3, p. 5-14, 2004.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. Co-creating unique value with customers. Strategy & Leadership, 32(3), 4-9, 2004.

PRAHALAD, C. K.; RAMASWAMY, V. The future of competition: Co-creating unique value with customers. Harvard Business Press, 2004.

PRAHALAD, C. K; RAMASWAMY, V. Co-Opting Customer Competence. Harvard Business Review, 78 (January–February), p.79–87, 2000.

RAMASWAMY, V.; GOUILLART, F. Building the co-creative enterprise. Harvard Business Review, 88(10), 100-109, 2010.

RIBEIRO, Renata M. Planejamento urbano, espaços públicos de lazer e turismo no bairro Uberabaem Curitiba - PR. 2005. 135f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – UFPR, Curitiba, 2005.

RIHOVA, I. et al. Conceptualising Customer‐to‐customer Value Co‐creation in Tourism. International Journal of Tourism Research, v. 17, n. 4, p. 356-363, 2015.

ROBERTS, D.; HUGHES, M.; KERTBO, K. Exploring consumers' motivations to engage in innovation through co-creation activities. European Journal of Marketing, Bradford, v. 48, n. 1/2, p. 147-169, 2014.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1994.

SCHARMER, Otto. Liderar a partir do futuro que emerge. A evolução do sistema econômico egocêntrico para o egocêntrico. Como aplicar a Teoria U para contribuir com a transformação de indivíduos, organizações e sociedades. Elsevier, Rio de Janeiro: 2014.

SCHARMER, C. O. Teoria U: como liderar pela percepção e realização do futuro emergente. trad. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SILVA, C. F. R.; VARGAS, Maria A. M. Sustentabilidade urbana: raízes, conceitos e representações. Scientia Plena, v.6, n.3, 2010.

SILVA NETO, Benedito. Complexidade e desenvolvimento. Desenvolvimento em Questão, v. 2, n. 4, p. 9-32, 2004.

SIEMENS AG. Green city index: a summary of the Green City Index research series. Munique: Siemens, 2012.

SHANKAR, V.; SMITH, A. K.; RANGASWAMY, A. Customer satisfaction and loyalty in online and offline environments. International Journal of Research in Marketing, 20(2), 153-175, 2003. doi:10.1016/S0167-8116(03)00016-8

SOUZA, M. L. de. ABC do desenvolvimento urbano. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand. 2005.

TINTI, D. L. Teoria U e programação neurolínguística: acessando o poder de presenciar. Revista Global Manager, 14(1), 93-109, 2014.

THEIS, I. et al. Globalização e Planejamento do Desenvolvimento Regional: o caso do Vale do Itajaí. In: SIEBERT, C. (org.). Desenvolvimento Regional em Santa Catarina: reflexões, tendências e perspectivas. Blumenau: EDIFURB, 2001.

TÔRRES, M. R. O Pensamento político de Dante Alighieri – uma interpretação histórica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, 1998.

TROCCOLI, I. R. Co-Criação de Valor e Fidelização dos Clientes: uma visão integrada. Inter Sciene PLace, n. 4, p. 1–23, 2009.

UNITED NATIONS. 2018 Revision of World Urbanization Prospects. New York: United Nations, 2018.

VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Envolving to new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v.68, n.1, 2004. p. 1-17.

VÉRAS, Maura Pardini Bicudo. Trocando olhares: uma introdução à construção sociológica da cidade. São Paulo: Studio Nobel: EDUC, 2000.

VIRILIO, P. O espaço crítico e as perspectivas do tempo real. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

WIKIHAUS. Disponível em: <https://wikihaus.com.br/blog/como-cocriacao-esta-transformando-o-futuro-das-cidades/>. Fonte: Virgin – How co-creation is shaping the future of cities. Acesso em: 18 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos