A importância da interdisciplinaridade nos estudos e para a realização das pesquisas e projetos na área de desenvolvimento regional

Cláudio Machado Maia, Lígia Margarete Mallmann

Resumo


Novas preocupações, conflitos e temas de debate em relação à problemática do desenvolvimento sustentável e do meio ambiente tornaram necessários novos paradigmas e conceitos para a análise da realidade contemporânea. Há uma demanda de profissionais treinados para integrarem esses referenciais na elaboração e aplicação de estratégias de desenvolvimento adequadas às problemátidas. Frente a essas exigências sociais de inovação intelectual, científica e pedagógica, confrontam-se verdadeiros desafios. Como traduzir as demandas da sociedade em conceitos científicos pertinentes?
O que se entende por sustentabilidade, interdisciplinaridade? Como se dá nossa relação com o mundo social, natural e cultural? Que tipos de profissionais formar no quadro das universidades e que recursos pedagógicos adotar para isso? Como avaliar a qualidade dos cursos de formação e os documentos científicos produzidos por esses profissionais?
Enfim, como se dá o conhecimento? O objetivo desta reflexão é lançar luz sobre o referencial teórico, propondo formas de pensamento, de pesquisa e de avaliação na área de desenvolvimento a partir dos conceitos de interdisciplinaridade e de sustentabilidade por constarem na expressão da demanda social e de parte dos cursos de Desenvolvimento, nos diversos programas de pós-graduação de caráter interdisciplinar no Brasil.
Incorporando a duplicidade conceitual nas práticas e reflexões, uma nova realidade social e acadêmica que exige desenvolver formas de avaliação diferentes daquelas dos programas disciplinares, o artigo supõe formas de  acompanhamento coerentes com as estruturas e funcionamentos de  pós-graduações e graduações originados da discussão em torno desses conceitos. Logo, discute-se o papel da formação interdisciplinar na pesquisa acadêmica. Compreende-se a formação do profissional pesquisador como alternativa para atender à demanda real de profissionais responsáveis pelas trocas entre os  especialistas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v9i2.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.