Inclusão de pessoas com deficiência visual: um estudo de caso em uma IES da RMBH

Autores

  • Maraina Pessoa Mascarenhas Faculdade Novos Horizontes
  • Daniela Cardosos Amaro de Sá Famig - Faculdade Minas Gerais
  • Natálie Rafaelle Caetano Famig - Faculdade Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26767/19

Resumo

Esta pesquisa se objetivou em realizar um estudo de caso sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual[1] em uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sendo estudado, portanto, o fenômeno da inclusão de pessoas com deficiência visual no contexto desta IES durante o primeiro semestre de 2013. E isso para que fosse possível identificar se as adaptações realizadas por esta IES para a inclusão de alunos com deficiência visual são de fato para à inclusão destes ou apenas para inserção dos mesmos. Como objetivos desta pesquisa tem-se, de forma geral, efetuar uma avaliação das adaptações que a IES têm realizado, a fim de perceber se são para inclusão ou inserção. E de forma mais específica têm-se: - conhecer quais as técnicas e meios utilizados no ensino aos alunos com deficiência visual; - averiguar o apoio psicopedagógico a estes alunos; - verificar se estas modificações atendem as necessidades dos alunos com deficiência visual e, consequentemente, os incluí na instituição. Acerca dos métodos adotados nesta pesquisa, sabe-se que foi utilizado de uma metodologia fenomenológica, sendo a abordagem qualitativa e com o uso de um estudo de caso do tipo descritivo para a execução deste trabalho. E para a obtenção dos dados desta pesquisa utilizou- se da aplicação de questionário aberto aos alunos com deficiência visual e aos funcionários da IES para obtenção dos dados primários. Sendo a aplicação dos mesmos a aplicação pessoal, no caso dos alunos com deficiência visual que concordaram em participar da pesquisa, e da distribuição individual para coleta de dados com os funcionários da IES. Já para obter os dados secundários fez- se uso de pesquisa bibliográfica sobre o assunto. E para a análise dos dados coletados utilizou- se da fragmentação e comparação do texto obtido nas entrevistas. Como principais resultados desta pesquisa percebeu-se que a IES têm o cuidado de manter um canal de comunicação direto e aberto entre estes e seus coordenadores de curso, que os buscam auxiliar em tudo. Há uma constante procura e empenho por melhor atendê-los. Contudo, o processo de inclusão demanda das instituições que se propõem a isso uma constante atualização, e para que esta IES atenda, ainda melhor, a estes alunos sugere-se que seu corpo docente passe por capacitações específicas para lecionar a eles.


[1] Utilizou-se deste termo por se mostrar mais adequado, segundo a decisão da Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência (COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E COMISSÃO DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, 2006).

Biografia do Autor

Maraina Pessoa Mascarenhas, Faculdade Novos Horizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes, especialista em Logística e Produção pelo Unibh e Bacharel em Administração pela Newton Paiva.

Daniela Cardosos Amaro de Sá, Famig - Faculdade Minas Gerais

Bacharelanda em Administação pela Famig - Faculdade Minas Gerais

Natálie Rafaelle Caetano, Famig - Faculdade Minas Gerais

Bacharelanda em Administação pela Famig - Faculdade Minas Gerais

Referências

ASSIS, Maria Cristina de. Metodologia do trabalho científico. Disponível em <http://portal.virtual.ufpb.br/biblioteca-virtual/files/pub_1291081139.pdf > Acesso em 20 mar. 2013 às 20:25h.

BRASIL, Comissão de acessibilidade e Comissão de valorização da pessoa com deficiência. Disponível em < http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal70/utilidade_publica_pessoas_deficiencia.aspx > Acesso em 19 ago. 2013

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição federal da república federativa do Brasil, de 15 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm> Acesso em 16 fev. 2013 às 00:15h.

BRASIL. Formação continuada à distância de professores para o atendimento educacional especializado. Deficiência Visual. Brasília, SESP, SEED, MEC –2007. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf> Acesso em 30 mai. 2013 às 11:03h.

BRUMER, Anita; PAVEI, Katiuci; MOCELIN, Daniel Gustavo; PASINATO, Luiz Antônio; SANTOS, Pedro Justino Moiano dos; SANTOS, Maria Aparecida dos; JESUS, Nara Regina Dubois de; CARVALHO, Adenir Antônio Lopes; RAMALHO, Adriane Corrêa; ORLANDI, Juliano. Saindo da “escuridão”: perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/soc/n11/n11a13.pdf> Acesso em 03 abr. 2013 às 20:57h.

COLLIS, Jill; HUSSEY, Roger. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2ª ed. Porto Alegre: Editora BOOKMAN, 2005.p. 61- 73.

DIAS, Donaldo de Souza; SILVA, Mônica Ferreira da. Como escrever uma monografia: Manual de elaboração com exemplos e exercícios. Editora ATLAS: São Paulo, 2010. p. 46-65.

DÍAZ, Félix; BORDAS, Miguel; GALVÃO, Nelma; MIRANDA, Therezinha. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Disponível em < https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/170/1/Educacao%20Inclusiva.pdf > Acesso em 15 fev. 2013 às 15:49h.

GAMBARATO, Viviane Toledo Santos, BATISTA, Ana Paula, GIANDONI, Larissa de Souza Uso de tecnologias assistivas na educação superior tecnológica. Disponível em < http://www.fatecbt.edu.br/seer/index.php/tl/article/view/126/113 > Acesso em 07 mar. 2013 às 14:02h.

HOGETOP, Luisa; SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Tecnologias assistivas/adaptativas: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Disponível em < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/artigos_edespecial/tecnologias_assistivas.pdf > Acesso em 01 abr. 2013 às 04:47h.

LEITE, Maria Ruth Siffert Diniz Teixeira; SILVA, Glicélio Ramos. Inclusão da pessoa com deficiência visual nas instituições de educação superior de belo horizonte. Disponível em <http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-apsb-0151.pdf > Acesso em 20 fev. 2013 às 14:03h.

MARINHO, Rui. Conceito de catarata congênita. Disponível em <http://www.ruimarinho.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=146:catarata&catid=37:problemas-de-visao&Itemid=67> Acesso em 06 mai. 2013 às 15:45h.

MOJERÓN, Kizzy; GARCIA, Luci Riston. Educación inclusiva: a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior público do estado do Rio Grande do Sul/ RS/ Brasil. Disponível em <http://www.chubut.edu.ar/descargas/secundaria/congreso/EDUCINCLUSIVA/R1595Kizzy.pdf> Acesso em 23 mar. 2013 às 23:05h.

NOGUEIRA, Lilian de Fatima Zanoni. Inclusão de deficientes no ensino superior: o trabalho docente frente ao processo de inclusão. Disponível em <http://educacao.uniso.br/prod_cientifica/alunos/2010/Lilian_Zanoni.pdf > Acesso em 14 abr. 2013 às 14:30h.

PUPO, Deise Tallarico; MELO, Amanda Meincke; FERRÉS, Sofia Pérez. Acessibilidade: discurso e prática no cotidiano das bibliotecas. Disponível em <http://styx.nied.unicamp.br/todosnos/artigos-cientificos/livro_acessibilidade_bibliotecas.pdf > Acesso em 30 mai. 2013 às 12:21h.

QUEIROZ, Marco Antônio. História da educação para cegos. Baseado no texto “Educação de Cegos”. Disponível em < http://www.bengalalegal.com/educacegos#301> Acesso em 19 mar. 2013 às 10:20h.

SANTOS, Danielli Leonel; SAKAGUTI, Paula Yamasaki. A inclusão do aluno com deficiência visual no ensino superior. Disponível em < http://www.webartigos.com/_resources/files/_modules/article/article_84365_20120219224331cc39.pdf > Acesso em 09 mar. 2013 às 15:26h.

TONET, Luisa Hayder. Pesquisa das ferramentas de acessibilidade computacional para deficientes visuais e as recomendações do w3c. Disponível em <http://guaiba.ulbra.br/seminario/eventos/2006/artigos/sistemas/161.pdf> Acesso em 09 mar.2013 às 15:22h.

VARELLA, Dráuzio. A uveíte. Disponível em <http://drauziovarella.com.br/clinica-geral/uveite/> Acesso em 17 abr. 2013 às 10:44h.

VISION, Virtual. Disponível em< http://www.virtualvision.com.br/sobre.html > Acesso em 21 mar. 2013 às 09:20h.

Downloads

Publicado

2013-11-21

Edição

Seção

Artigos