O Processo de (Sub) Desenvolvimento Brasileiro: uma abordagem histórico-estruturalista

Autores

  • Daniel Claudy Da Silveira
  • Berenice Beatriz Rossner Wbatuba
  • Cidonea Machado Deponti

DOI:

https://doi.org/10.26767/1579

Resumo

O estudo analisa a incipiência do desenvolvimento da América Latina na segunda metade do século XX, que determinaram trajetórias distintas de desenvolvimento. Para diagnosticar o porquê de sociedades desenvolvidas e não desenvolvidas, foram criados vários modelos analíticos de desenvolvimento. Trata-se de uma revisão de literatura, de carácter descritivo-analítico em que são analisados diferentes pensadores, que contribuíram para explicação do fenômeno ocorrido na América Latina, particularmente no Brasil, e suas determinantes no processo de desenvolvimento, ou melhor, subdesenvolvimento. Consideram-se as especificidades estruturais, que partiram de um conceito de desenvolvimento baseado em modelo agroexportador para um processo de substituição de importações, com forte estímulo à indústria nascente e a demanda interna. Concluiu-se que os autores da teoria histórica-estruturalista, da qual emerge a CEPAL, lideraram a maior corrente de pensamento desenvolvimentista latino-americana, sendo os precursores do arcabouço teórico sobre as dinâmicas do desenvolvimento econômico e que formaram a base teórica para o desenvolvimento de políticas públicas do Estado. Esta base teórica teve como visão à superação dos entraves, principalmente de cunhos estruturais e sociais, e, assim estimularam à promulgação do desenvolvimento econômico.

Referências

AGARWALA, A. & SINGH, S (org). Economia do subdesenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

ANJOS & FARAH. Economia Brasileira. Coleção Gestão Empresarial. 43-55, 2005.

CARDOSO, F. M.; FALETO, E. Dependência e desenvolvimento da América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

CASTRO, Antônio. B. Agricultura e desenvolvimento no Brasil. Ensaios sobre a economia brasileira. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1977.

FURTADO, Celso. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. 5. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2009.

______. Teoria Política do desenvolvimento. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

LEWIS, Arthur. O desenvolvimento econômico com oferta ilimitada de mão-de-obra. In: AGARWALA, A. N. & SING, S. P. A economia do subdesenvolvimento. São Paulo: Forense, 1969. (Publicado pela 1ª a vez em 1954 pela The Manchester School).

LEWIS, Arthur. The roots of development theory. In: Handbook of development Economics, vol. I., 1979.

NURKSE, Ragnar. Problema da formação de capital em países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1957.

PREBISCH, Raul. O desenvolvimento da América Latina e seus principais problemas. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, n° 3, p. 47-111, set. 1950.

SERRA, José. Ciclos e mudanças estruturais na economia brasileira do pós-guerra. In. BELUZZO, Luiz Gonzaga M. & COUTINHO, Renata. (orgs.). Desenvolvimento capitalista no Brasil. 4. ed. Campinas: Brasiliense, 1998.

SUZIGAN, W. Estado e industrialização no Brasil. Revista de economia política, São Paulo, n. 8, v. 4, p. 5-16, out./dez., 1988.

TAVARES, M. C. “Entrevista”. In: BIDERMAN, C., COZAC, L. F. L., REGO, J. M. (1996) (orgs.) Conversas com Economistas Brasileiros. São Paulo: Editora 34, 1996.

______. “Subdesenvolvimento, Dominação e Luta de Classes”. In: TAVARES, M. C. (2000) (org.) Celso Furtado e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

Artigos