Indicadores de Desenvolvimento Sustentável no Vale do Rio Pardo

Autores

  • Emanuele Mantovani
  • Sílvio Cezar Arend

DOI:

https://doi.org/10.26767/1302

Resumo

Os conceitos de crescimento e desenvolvimento há muito vêm sendo debatidos sem que se chegue a um consenso a seu respeito. Ao incluir no debate o termo sustentável, ampliam-se as discussões e as visões acerca do que seria o desenvolvimento sustentável, mesmo sem se chegar a um conceito definitivo nem sobre como mensurá-lo. No entanto, tem-se clareza de que alguns indicadores podem contribuir com dados quantitativos. O objetivo deste trabalho é identificar indicadores que possam contribuir para mensurar o desenvolvimento no Vale do Rio Pardo. A coleta dos dados deu-se com base nas informações sistematizadas no Observatório do Desenvolvimento Regional, com indicadores distribuídos em três eixos: econômico, social e ambiental. A partir do cruzamento das informações apuradas, chegou-se à conclusão de que, sob a perspectiva da economia ambiental, os critérios de desenvolvimento do Vale do Rio Pardo são atendidos. Já sob a perspectiva da economia ecológica, os critérios são parcialmente atendidos, indicando que os aspectos que se referem à qualidade de vida, inclusão e infraestrutura são os principais pontos que devem ser melhorados, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável no Vale do Rio Pardo.

Referências

CARVALHO, P. G. M. de; BARCELLOS, F. C. Mensurando a sustentabilidade. In: Economia do meio ambiente: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: 2010. P. 180-220.

CECHIN, Andrei. A natureza como limite da economia: a contribuição de Nicholas Georgescu- Roegen. São Paulo: SENAC-SP, 2010.

FURTADO, Celso. Desenvolvimento. In: CAIDEN, G.; CARAVANTES G. Reconsideração do conceito de desenvolvimento. Caxias do Sul: EDUSC, 1988. P.1-13.

_____. O mito do desenvolvimento econômico. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

LOUETTE, Anne (org.). Indicadores de Nações: uma contribuição ao diálogo da sustentabilidade. Gestão do conhecimento. São Paulo: Willis Harman House, 2007.

MAY, P.; LUSTOSA, M. C.; VINHA, V. Economia do meio ambiente: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

MANTOVANI, Emanuele. Microempreendedorismo Individual e Redes de Sociabilidade: uma análise da construção social do Microempreendedor Individual em Santa Cruz do Sul (RS). 2018. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2018.

MERICO, Luiz F. Introdução à economia ecológica. Blumenau: FURB, 1996

MONTIBELLER Filho, Gilberto. O mito do desenvolvimento sustentável. Meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. Florianópolis: UFSC, 2001.

MUELLER, Charles C. O Debate dos Economistas sobre a Sustentabilidade – uma avaliação sob a ótica da Análise do Processo Produtivo de Georgescu-Roegen. Est. Econômicos I, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 687-713, 2005.

______. Os economistas e as relações entre o sistema econômico e o meio ambiente. Brasília: EdUnB; Finatec, 2007.

OBSERVATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL (OBSERVA DR). Disponível em: http://observadr.org.br/portal. Acesso em: 23 abril 2018

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Org. Paula Yone Stroh – Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

______. Desenvolvimento: includente, sustentável, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Edição

Seção

Artigos