Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A submissão do manuscrito a ser avaliado na Bah! Revista Gaúcha de Saúde é exclusivamente por via eletrônica. Por meio desse serviço, os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status durante todo o processo editorial.


Your paper, your way
Você pode, inicialmente, enviar seu texto para ser avaliado e revisado em formato bruto, ou seja, sem ajustes em normas de submissão. Neste momento, a sua relevância será avaliada. Caso seja de interesse da revista, entraremos em contato para que os ajustes sejam realizados em relação à formatação e adequação do artigo científico. Nesta etapa, não há regras rígidas de formatação, porém todos os textos devem possuir os elementos essenciais que identificam um artigo, por exemplo: Título; Resumo; Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MesH); Introdução; Materiais e Métodos; Resultados; Discussão e Conclusão, Referências.


A Bah! Revista Gaúcha de Saúde aceita submissões nos idiomas português, inglês ou espanhol, dentro das seguintes seções: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição, Fonoaudiologia, Odontologia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas e Ambientais, Educação, Gestão, Saúde Coletiva e Interdisciplinar.


Cada edição publicará manuscritos que podem ser apresentados nas categorias:

(A quantidade máxima de palavras do artigo não inclui os resumos e referências)


1- Artigos originais: destinados a divulgar resultados de pesquisa científica, original, inédita e concluída. A sua estrutura deve conter os seguintes itens: Resumo, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências (resumo: máximo 300 palavras; texto: 3.500 palavras; referências: até 30).

2- Artigos de revisão: serão aceitos artigos de revisão sistemática, revisão integrativa e revisão narrativa, os quais apresentam uma metodologia padronizada, com procedimentos de busca, seleção e análise bem delineados e claramente definidos. Deve conter: Resumo, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Considerações Finais e Referências (resumo: máximo 300 palavras; texto: 3.500 palavras; referências: até 30).

3- Relato de caso ou série de casos: deve apresentar um caso raro ou, em se tratando de série de casos, de 3 a 10 casos interessantes à comunidade científica. Deve conter uma breve introdução sobre a importância do assunto e ser escrito com base em relatórios de exames, tratamento e prognóstico do caso. Ainda, é preciso apresentar uma breve discussão sobre a relevância dos achados em relação à literatura e sua contribuição para a prática clínica. A sua estrutura deve conter os seguintes itens: Breve introdução com revisão de literatura atualizada, Relato do(s) Caso(s), Discussão, Conclusão e Referências (resumo: máximo 300 palavras; texto: 3.500 palavras; referências: até 30).

4- Carta ao editor: as cartas para o editor podem ser escritas em resposta a conteúdo publicado anteriormente na revista Bah! Revista Gaúcha de Saúde, ou sobre qualquer assunto de interesse geral, atuais e relacionados à saúde e que apresente impacto à comunidade. Deve ser redigido em formato de carta. A sua estrutura deve conter os seguintes itens: Título e Texto (máximo 2 páginas-artigo e até 5 referências).

5- Relato de Experiência: destinado à descrição de experiências acadêmicas, assistenciais ou de extensão, com até 4.000 palavras, que aportem contribuições significativas para a área.

6- Ensaio: análise crítica sobre tema específico de relevância e interesse para a conjuntura das políticas de saúde brasileira e/ou internacional. O texto deve conter, no máximo, 5.000 palavras.

7- Artigo de opinião: exclusivo para autores convidados pelo Comitê Editorial, com tamanho máximo de 3.000 palavras.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os autores que publicam na revista Bah! Revista Gaúcha de Saúde concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.