TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Andréa dos Santos Costa
  • Graziela Raupp Pereira

Resumo

Este artigo apresenta, reflexões sob como a educação brasileira inclusiva precisa estar conectada com o conhecimento universal e estar atenta à mudança tecnológica mundial. Há grande futuro na Educação Inclusiva que busca na informática tecnologias da informação e comunicação -TICs recursos para o desenvolvimento da aprendizagem. Almeida (2005) salienta que trabalhar com a Informática é “utilizá-la para a representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações, o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações e as submetem a uma avaliação contínua”. A pesquisa buscou mostrar as possibilidades do uso da tecnologia da informática da informação e da comunicação é uma forma de recompor, reavaliar, redirecionar ideias, conceitos transformando em novos conhecimentos, possibilitando novos caminhos para uma educação inclusiva. A Revolução Digital proporciona reflexões de como podemos utilizar as novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida dos seres humanos. Outra constatação que mereceu destaque foi a relevância da necessidade que do profissional que atua em Educação Especial deve considerar o progresso individual do seu educando, dando abertura às potencialidades, fazendo nascer, desenvolver; respeitando e permitindo a liberdade do pensamento, da aprendizagem e desenvolvimento.

 

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Publicado

2018-09-04