M- LEARNING NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AVALIAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS PARA SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O USO RACIONAL DA ÁGUA

Paula Dayane Silva Maia, Regiane Santiago de Oliveira, Emmanuel Silva Marinho

Resumo


Dadas as atuais necessidades de locomoção dos profissionais e a crescente necessidade de sua capacitação, torna-se necessário criar mecanismos que possibilitem ao estudante continuar a aprender, mesmo estando fora da instituição de ensino. Aliando-se os dispositivos computacionais com a comunicação móvel celular, obtém-se a M-Learning (Mobile Learning), que permite a um aluno acessar conteúdos e interagir com professores e colegas a partir de praticamente, qualquer lugar, sendo uma modalidade de ensino onde os dispositivos móveis são utilizados dentro e fora de sala de aula para auxiliar o processo de aprendizagem. Diante da atual realidade da escassez e o mau uso da água, este trabalho teve como finalidade avaliar quatro aplicativos para o ensino em ciências sobre o uso consciente da água. A pesquisa desenvolveu-se em duas etapas, no primeiro momento foi observado o número de downloads. No segundo momento, foi realizada a avaliação do grau de satisfação segundo a escala de Likert. Para obtenção dos dados foram utilizados os índices disponibilizados no repositório de hospedagem do próprio objeto. Observou-se que o aplicativo com maior número de downloads foi Banho Rápido (50.000), seguido pelos aplicativos Nossa água-meu bolso em dia (10.000) e Aprendiz da água e Água consciente (100). Com maior grau de satisfação, ficou o Banho rápido (838), seguido por Nossa água-meu bolso em dia (150). Permitindo concluir que o mobile learning pode auxiliar de forma positiva no processo de ensino e aprendizagem na área de ciências.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576