O AMBIENTE REALPTL COMO SUPORTE PARA OS MULTILETRAMENTOS E LETRAMENTO ACADÊMICO DE LICENCIANDOS EM ESPANHOL

Elaine Teixeira da Silva, Daniervelin Renata Marques Pereira, Fabíola Aparecida da Silva Bezerra

Resumo


Este trabalho busca apresentar o projeto de pesquisa  “Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas” (REALPTL), financiado pelo CNPq e cadastrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro desde 2014. Tal projeto tem como objetivo pesquisar, criar e divulgar recursos educacionais com licença aberta (REA) que auxiliem nos letramentos acadêmicos e nos multiletramentos dos licenciandos, de acordo com a proposta teórica e prática adotada para o desenvolvimento do ambiente online. O projeto está alocado no Wordpress, por ser um software livre, contém mais de 80 REA produzidos com plugins livres nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa com licença Creative Commons By e autoria explícita. Abordaremos nesta apresentação apenas os recursos para o ensino de espanhol, indicando algumas perspectivas teórico-metodológicas privilegiadas para a criação dos REA, que envolvem a multimodalidade, o lúdico e as variações linguísticas, por exemplo. Como resultados alcançados, podemos citar a diversidade de gêneros textuais, de linguagens, de temas contemplados e interação proposta nos REA já criados em espanhol, que serão exemplificados na apresentação, e esperamos abrir ainda mais o espaço a diferentes colaboradores. Como próximo passo, almejamos, ainda, avaliar o aproveitamento dos recursos em sua utilização prática por professores e licenciandos que têm acessado o ambiente REALPTL.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Redin - Revista Educacional Interdisciplinar