PADLET NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE PROFESSORES

Karine Matos Mota, Thallyanna Paiva Pessanha Machado, Rayane Paes dos Santos Crispim

Resumo


O presente trabalho faz parte do projeto de iniciação científica Educatec, realizado nos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), situado na cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. O Educatec aborda, tanto na teoria quanto na prática, a integração entre educação e tecnologia, tendo como um dos objetivos capacitar alunas do curso de Pedagogia para o uso de ferramentas digitais no processo ensino-aprendizagem. A participação nesse projeto colaborou para a compreensão  e o interesse sobre o universo das tecnologias digitais. A partir deste motivador, utilizou-se uma das ferramentas aprendidas, Padlet, para estimular e auxiliar a formação tecnológica de professores. O trabalho teve como intuito analisar o processo de interação nesse aparato digital como contribuidor para uma formação docente, com base em autores como Pierre Levy (1998), Marc Prensky (2001), Carla Moreira (2012), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois não  se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com a compreensão de um grupo social (GERHARDT e SILVEIRA, 2009), levando em consideração os sujeitos e suas subjetividades, que não podem ser mensuradas quantitativamente. Como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário fechado, além da observação participante. O universo de pesquisa foi delimitado a 20 professores que atuam no segundo segmento do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular em Campos dos Goytacazes, RJ. Verificou-se que é de extrema importância formar “tecnologicamente” os professores, para que eles possam trabalhar com a tecnologia dentro do campo educacional, visando estimular os discentes, além de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o significativo, numa construção colaborativa e coletiva do conhecimento, visto que os alunos participam diretamente desse processo e, portanto, devem ser protagonistas dele.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576