OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM QUÍMICA E CIÊNCIAS: AVALIANDO POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Cassiano Vasconcelos dos Santos, Vanessa Klein, Cláudia Smaniotto Barin

Resumo


Considerando as demandas atuais, os professores vêm buscando novos recursos educacionais que despertem a atenção e motivem os alunos, pois assim rompem com o obstáculo inicial de querer aprender. Nesse sentido, uma das ferramentas tecnológicas que pode ser utilizada para potencializar e flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem, é o Objeto de Aprendizagem, que pode ser qualquer recurso que possa ser reutilizado para auxiliar o aprendizado como animações, simulações, etc. Entretanto, para seu uso tornar-se eficiente, deve-se escolher o objeto de aprendizagem adequado para abordar determinado conteúdo. Assim, o presente trabalho buscou analisar alguns Objetos de Aprendizagem voltados para o ensino de Química e Ciências. Os Objetos de Aprendizagem foram selecionados no site PhET, este possui um banco de dados muito vasto, com simulações e atividades embasadas em várias disciplinas e para vários níveis de ensino. Utilizamos nesta pesquisa a metodologia descritiva, pois buscamos descrever as potencialidades e os desafios encontrados em três Objetos de Aprendizagem selecionados. A análise levou em consideração os critérios estabelecidos por Reategui, Boff e Finco (2010), estes afirmam que, para os Objetos de Aprendizagem proporcionarem uma aprendizagem significativa, os mesmos necessitam de algumas características fundamentais, tanto no que se refere aos aspectos pedagógicos, como técnicos. Após a análise, constatamos que os Objetos avaliados possuem abordagem construtivista e apresentam capacidade de adaptação a diferentes estilos e níveis de aprendizagem. Porém nos aspectos técnicos, alguns Objetos de Aprendizagem necessitam melhorias em sua interface e na sua usabilidade, para que se tenha uma melhor aprendizagem dos alunos.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576