PRODUZINDO VÍDEOS, CONSTRUINDO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ACADÊMICOS DA MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Autores

  • Carla Denize Ott Felcher
  • Ana Cristina Medina Pinto
  • André Luis Andrejew Ferreira
  • Adriane Rodrigues Corrêa

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o processo de produção de vídeo estudantil por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Aberta do Brasil. Os vídeos como proposta pedagógica estão inseridos no planejamento do professor, mas a autoria da produção e edição pelo próprio aluno tem novo significado no espaço educacional e são citados na 4ª fase das Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, possibilitando novas investigações e discussões no sentido de trazer qualidade para o processo de ensino e aprendizagem.  O percurso metodológico consistiu no estudo, planejamento, produção e edição de um vídeo que abordasse conceitos matemáticos a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental, envolvendo 256 acadêmicos de 6 polos de apoio presencial em diferentes municípios do Rio Grande do Sul e foi orientada e acompanhada através do Moodle Institucional. O trabalho resultou na produção de 43 vídeos, dos quais foram selecionados 6 mais coerentes com a proposta. Ainda, destes foram selecionados 3, com mais curtidas na página do Facebook. Concluiu-se como relevante a produção de vídeos por acadêmicos, visto que os mesmos tiveram a oportunidade de aprender Matemática através de uma metodologia diferente e refletir sobre ela. Tais reflexões encontram-se na fala dos próprios alunos que citam a experiência como nova, desafiadora e enriquecedora, trazendo contribuições para que os mesmos empreguem as tecnologias digitais nas suas práticas educativas juntamente com um novo olhar para o ensino da Matemática. 

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Publicado

2017-11-10

Como Citar

Felcher, C. D. O., Pinto, A. C. M., Ferreira, A. L. A., & Corrêa, A. R. (2017). PRODUZINDO VÍDEOS, CONSTRUINDO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ACADÊMICOS DA MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 6(1). Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/640