PRODUZINDO VÍDEOS, CONSTRUINDO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO COM ACADÊMICOS DA MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar o processo de produção de vídeo estudantil por acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Aberta do Brasil. Os vídeos como proposta pedagógica estão inseridos no planejamento do professor, mas a autoria da produção e edição pelo próprio aluno tem novo significado no espaço educacional e são citados na 4ª fase das Tecnologias Digitais no ensino da Matemática, possibilitando novas investigações e discussões no sentido de trazer qualidade para o processo de ensino e aprendizagem. O percurso metodológico consistiu no estudo, planejamento, produção e edição de um vídeo que abordasse conceitos matemáticos a partir dos Anos Finais do Ensino Fundamental, envolvendo 256 acadêmicos de 6 polos de apoio presencial em diferentes municípios do Rio Grande do Sul e foi orientada e acompanhada através do Moodle Institucional. O trabalho resultou na produção de 43 vídeos, dos quais foram selecionados 6 mais coerentes com a proposta. Ainda, destes foram selecionados 3, com mais curtidas na página do Facebook. Concluiu-se como relevante a produção de vídeos por acadêmicos, visto que os mesmos tiveram a oportunidade de aprender Matemática através de uma metodologia diferente e refletir sobre ela. Tais reflexões encontram-se na fala dos próprios alunos que citam a experiência como nova, desafiadora e enriquecedora, trazendo contribuições para que os mesmos empreguem as tecnologias digitais nas suas práticas educativas juntamente com um novo olhar para o ensino da Matemática.