LETRAMENTO (S) E ESTRATÉGIAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA ONLINE GOOGLE FORMS

Otávio de Oliveira Castelane, Joane Marieli Pereira Caetano

Resumo


O presente estudo focaliza em temática referente ao ensino de produção de textos, em especial à aplicabilidade das novas possibilidades de letramento e ressignificação das práticas pedagógicas frente ao uso das tecnologias para um ensino mais contextualizado. Objetiva-se sugerir, através do relato de um estudo de caso proveniente da utilização da ferramenta online Google Forms, a efetivação de abordagens didáticas mais contextualizadas. Para tanto, recorreu-se, metodologicamente, à aplicação de formulários, do tipo misto, que investigassem os hábitos de leitura e escrita de alunos do 2° ano do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. A partir de análises quantiqualitativas dos dados coletados, verificou-se a potencialidade das informações captadas, na medida em que se pôde perfilar o público alvo em relação às suas aptidões, bem como se foi possível delimitar reflexões bastante significativas para compor as discussões desenvolvidas durante o processo de aprendizagem de determinado conteúdo. Convém destacar que perpassa pela pesquisa estudo qualitativo de cunho bibliográfico, alicerçado teoricamente em Antunes (2009), Heideman et. al (2010), Magalhães (2012), dentre outros.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576