DATAS COMEMORATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:UMA REPRODUÇÃO DE COSTUMES OU UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PENSANTE?“... Mas todo mundo faz essas comemorações, é um costume?”

Autores

  • Ronise Cristina Carvalho Morfim
  • Juciana Folster Solonca
  • Laercio Moraes Junior
  • Paulo Kovacs

Resumo

Este estudo, parte das reflexões que apontam uma mudança de paradigma das práticas educativas na educação infantil, que por muitos anos trouxeram como base de currículo as datas comemorativas. Ao visar um estudo sobre o assunto, desenvolve-se analises das possibilidades que se apresentam como costumes e repetições de uma educação que há muito tempo vem sendo questionada e principalmente tentando ser aprimorada. Na educação infantil, por muito tempo essas datas percorreram as propostas de trabalho e direcionaram o trabalho pedagógico, por simplesmente ser assim, um costume, sem intencionalidade, sem perceber se havia ou não um significado para a criança, protagonista do processo. Como todas as ações devem envolver as crianças, surge como perspectiva sua participação no planejamento em contraposição às pedagogias baseadas na reprodução e transmissão do conhecimento, o que traz a discussão se um currículo baseado na discussão das datas comemorativas realmente tem significado para as crianças. Lembrando que a educação brasileira vem se modificando, com leis educacionais promulgadas, além das diretrizes curriculares nacionais para educação infantil. O importante é entender que a educação infantil, deve ser sim um lugar de aprendizagem para criança, lugar que proporcione o seu desenvolvimento integral, com práticas inclusivas, conscientes, transformadoras e significativas. E que seu currículo não precisa se basear em datas comemorativas sem intencionalidades e sim num currículo com a perspectiva de propiciar um ambiente favorável para aguçar a curiosidade, os questionamentos, as dúvidas, as hipóteses das crianças para que tenham valor e sejam realmente escutadas, legitimadas, respeitadas, cidadãs de direito.

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Publicado

2017-11-10