MAQUETES VIRTUAIS: O USO PEDAGÓGICO DO MINECRAFT NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosane Andrade TORQUATO, Nilton Maurício Martins TORQUATO

Resumo


Este artigo trata do uso do Minecraft como um dispositivo capaz de facilitar o processo de mediação pedagógica no ensino de História do ensino fundamental nos anos finais. Para isso foi desenvolvida uma aplicação deste videogame entre alunos do sexto ano do Colégio Bagozzi através da construção de maquetes virtuais de castelos medievais. O objetivo do trabalho foi o de estabelecer uma relação virtual do aluno com o conteúdo estudado por intermédio da possibilidade de construção de uma maquete que aprofundasse o conhecimento da mentalidade medieval em estudo. A metodologia usada foi participativa visto que o pesquisador pode estar em contato com os produtores das maquetes, interagindo com os mesmos durante todo o processo produtivo. Os resultados obtidos indicaram que a utilização do Minecraft possui grande capacidade no desenvolvimento de alunos pesquisadores e agentes do saber. As maquetes elaboradas não apenas representaram corretamente as imagens destes castelos, mas conduziram os alunos a uma pesquisa sobre suas funções e os espaços ocupados por cada grupamento social medieval, refletindo a trifuncionadade presente nesta sociedade. Por fim compreendeu-se que este videogame possui potencial que precisa ser explorado e analisado em novas pesquisas científicas, principalmente pela penetração entre os alunos dos anos analisados.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576