OBJETOS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: PERFIL DO USO PELOS PROFESSORES DE LIMOEIRO DO NORTE-CE

Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo, Márcia Machado Marinho, Gabrielle Silva Marinho

Resumo


É notório por todos a mudança que vem ocorrendo ano após ano com o avanço da tecnologia, entre elas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que ocasionam mudanças em diversos setores da sociedade. No tocante a educação, por meio dos Objetos Educacionais (OE), oportuniza o aprimoramento das formas de ensinar e aprender, e contribuem com a necessidade de propiciar novos recursos para o ensino-aprendizagem escolar. Define-se objeto educacional como qualquer recurso digital que possa integrar o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo: simulações, imagens, hipertextos, mapas conceituais e jogos.  Importa ressaltar que os OE auxiliam no desenvolvimento de habilidades através de estímulos dos domínios: cognitivo, psicomotor e afetivo. Nesse contexto, a pesquisa objetiva identificar e descrever o perfil do uso de OE adotados pelos professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) da rede estadual de Limoeiro do Norte-Ce. Para tanto a pesquisa de natureza aplicada com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo reflexivo, desenvolveu-se através de levantamento de dados por meio de questionário único respondido pelos professores de duas escolas. Observou-se que os participantes apresentam visão coerente sobre as contribuições dos OE na melhoria da aprendizagem, no entanto abalizam fatores que dificultam o trabalho docente, como: tempo, estrutura, formação, dentre outros. Assim conclui-se que os professores reconhecem a relevância da utilização de OE e do laboratório de informática, mas a falta de formação adequada somada a outros empecilhos, apresentam-se como barreiras a utilização, indicando a necessidade de melhor formação inicial e continuada para uso proativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576