O ENSINO DE HISTÓRIA E AS MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO

Alex Juarez Müller

Resumo


Esta pesquisa apresenta práticas de ensino e aprendizagem através das mídias sociais no componente curricular de história. A prática foi realizada no ensino médio em duas escolas estaduais do município de Taquara/RS. As atividades ocorreram em sala de aula e à distância, onde foram utilizadas duas redes sociais: o blog e o Facebook. O objetivo da prática foi convergir diferentes veículos de comunicação por meio das mídias sociais para tornar o processo de ensino e aprendizagem dinâmico bem como oportunizar maneiras distintas na construção do conhecimento. Para isso, fez-se uso de diferentes Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC’s), tais como: vídeos, textos, áudios e imagens (fotografias e pinturas), todos disponíveis online. As NTIC’s estavam presentes também nos meios de comunicação através de jornais, revistas, canais de vídeo, sítios governamentais e supragovernamentais. Os resultados obtidos foram variados e significativos, tais como: diminuição do índice de atividades não realizadas, compreensão do conteúdo através de diferentes mídias e construção do conhecimento crítico por meio de diferentes formatos de informação disponibilizados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576