Pensamento crítico na interação com jogos digitais

análise de uma comunidade on-line do jogo Plague Inc.

Autores

Resumo

Este artigo investiga como o pensamento crítico é mobilizado em jogos digitais, com foco no jogo Plague Inc. Tem-se como objetivo caracterizar manifestações do pensamento crítico em avaliações feitas por jogadores na comunidade online da plataforma Steam. Adotou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, utilizando a análise de conteúdo como método de tratamento dos dados. A coleta abrangeu 1.734 avaliações em inglês e português, das quais 545 foram analisadas, sendo 461 codificadas na categoria “pensamento crítico”. As análises evidenciaram a ativação de diversas habilidades cognitivas, como inferência, análise, avaliação, interpretação, explicação e autorregulação. Também foram identificadas disposições do pensamento crítico, como planejamento, interação com outros, uso do raciocínio, busca por informações e confiança nas próprias habilidades. Os resultados sugerem que jogos digitais, especialmente Plague Inc., apresentam potencial pedagógico para o desenvolvimento do pensamento crítico e da literacia científica, ao promover ambientes de aprendizagem ativos, investigativos e interativos.

Palavras-chave: Raciocínio; Literacia científica; Habilidades cognitivas; Aprendizagem.

Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (Brazil). Bolsista Produtividade Pesquisador 2 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Edumídia CNPq/UFSC.

Taynara Rúbia Campos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BEIER, M.; MILLER, L.; WANG, S. Science games and the development of scientific possible selves. Cultural Studies and Science Education, v. 7, n. 4, p. 963–978, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s11422-012-9408-6.

CHENG, M.-T.; LIN, Y.-W.; SHE, H.-C. Learning through playing Virtual Age: Exploring the interactions among student concept learning, gaming performance, in-game behaviours and the use of in-game characters. Computers & Education, v. 86, p. 18–29, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2015.03.009.

DAVIES, M. A model of critical thinking in higher education. Higher Education: Handbook of Theory and Research, v. 30, p. 41–99, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-12835-1_2.

ENNIS, R. H. Critical thinking and subject specificity: Clarification and needed research. Educational Researcher, v. 18, n. 3, p. 4–10, 1989.

ENNIS, R. H. Critical thinking: A streamlined conception. Teaching Philosophy, v. 14, n. 1, p. 5–24, 1991.

EPSTEIN, J.; NOEL, J.; FINNEGAN, M.; WATKINS, K. Bacon Brains: Video games for teaching the science of addiction. Journal of Child and Adolescent Substance Abuse, v. 25, n. 1, p. 1–12, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/1067828X.2014.918064.

FACIONE, P. A. Critical thinking: A statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction. Millbrae: California Academic Press, 1990.

FACIONE, P. A. Critical thinking: What it is and why it counts. Millbrae: Insight Assessment, 2015. Disponível em: https://www.insightassessment.com/. Acesso em: 14 de jan. 2023.

FRANKLIN, T. J. Teaching digital natives: 3D virtual science lab in the middle school science classroom. Journal of Educational Technology, v. 4, n. 4, p. 39–47, 2008.

GAYDOS, M. J.; SQUIRE, K. D. Role playing games for scientific citizenship. Cultural Studies of Science Education, v. 7, n. 4, p. 821–844, 2012.

GEE, J. P. Bons videojogos, boa aprendizagem. Colectânea de ensaios sobre os videojogos, a aprendizagem e a literacia. Porto: Contraponto, 2010.

GEE, J. P.; HAYNES, E. Nurturing affinity spaces and game-based learning. In: STEINKUEHLER, C.; SQUIRE, K.; BARAB, S. (Ed.). Games, learning and society. New York: Cambridge University Press, 2012. p. 129–153.

GERBER, S.; SCOTT, L. Gamers and gaming context: Relationships to critical thinking. British Journal of Educational Technology, v. 42, n. 5, p. 842–849, 2011.

HERRERO, D. et al. Evolution and natural selection: Learning by playing and reflecting. New Approaches in Educational Research, v. 3, n. 1, p. 26–33, 2014.

HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. The nature of science education for enhancing scientific literacy. International Journal of Science Education, v. 11, n. 3, p. 1347–1362, 2007.

KETELHUT, D. J. et al. Improving science assessments by situating them in a virtual environment. Education Sciences, v. 3, n. 2, p. 172–192, 2013.

KLISCH, Y. et al. The impact of a science education game on students’ learning and perception of inhalants as body pollutants. Journal of Science Education and Technology, v. 21, n. 2, p. 295–303, 2012.

LESTER, J. C. et al. Designing game-based learning environments for elementary science education: A narrative-centered learning perspective. Information Sciences, v. 264, p. 4–18, 2014.

LI, M.-C.; TSAI, C.-C. Game-based learning in science education: A review of relevant research. Journal of Science Education and Technology, v. 22, n. 6, p. 877–898, 2013.

LIPMAN, M. Critical thinking—What can it be? Educational Leadership, v. 46, n. 1, p. 38–43, 1988.

MACHADO, R. F. Usando o jogo eletrônico educacional Calangos em sala de aula para ensinar sobre nicho ecológico. 2015. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Feira de Santana, Feira de Santana, 2015.

MAJUMDAR, D. et al. Nutrition science and behavioral theories integrated in a serious game for adolescents. Simulation & Gaming, v. 46, n. 1, p. 68–97, 2015.

MARINO, M. T. et al. UDL in the middle school science classroom: Can video games and alternative text heighten engagement and learning for students with learning disabilities? Learning Disability Quarterly, v. 37, n. 2, p. 87–99, 2014.

MATTAR, J.; SOUZA, A. L. M.; BEDUSCHI, J. O. Games para o ensino de metodologia científica: Revisão de literatura e boas práticas. Educação, Formação & Tecnologias, v. 10, n. 1, p. 3–19, 2017.

MELUSO, A. et al. Enhancing 5th graders’ science content knowledge and self-efficacy through game-based learning. Computers & Education, v. 59, n. 2, p. 497–504, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.12.019.

NUSSBAUM, M. et al. Losing the lake: Simulations to promote gains in student knowledge and interest about climate change. International Journal of Environmental and Science Education, v. 10, n. 6, p. 789–811, 2015.

PAUL, R.; ELDER, L. The miniature guide to critical thinking: Concepts and tools. 4. ed. Tomales: Foundation for Critical Thinking, 2006. Disponível em: http://www.criticalthinking.org. Acesso em: 08 de mr. 2023.

RAMOS, D. K.; CAMPOS, T. R. O uso de jogos digitais no ensino de Ciências Naturais e Biologia: uma revisão sistemática e literatura. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, p. 450-473, 2020.

SADLER, T. D. et al. Game‐based curricula in biology classes: Differential effects among varying academic levels. Journal of Research in Science Teaching, v. 50, n. 4, p. 479–499, 2013.

SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: Fundamentos do design de jogos. v. 1. São Paulo: Blucher, 2012.

SANTOS, F. M. dos. Análise de conteúdo: A visão de Laurence Bardin [Resenha de: Bardin, L. Análise de conteúdo]. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 383–387, 2012.

SCHUYTEMA, P. Design de games: Uma abordagem prática. São Paulo: Cengage, 2017.

SQUIRE, K. D. From content to context: Videogames as designed experience. Educational Researcher, v. 35, n. 8, p. 19–29, 2006.

STEGMAN, M. Immune Attack players perform better on a test of cellular immunology and self-confidence than their classmates who play a control video game. Faraday Discussions, v. 169, p. 403–423, 2014.

STERNBERG, R. J. Critical thinking: Its nature, measurement and improvement. Washington: National Institute of Education, 1986.

VAN ECK, R. N. Digital game-based learning: Still restless after all these years. EDUCAUSE Review, v. 50, n. 6, p. 13–26, 2015.

VIEIRA, R. M. As comunidades online na promoção do pensamento crítico em didática das ciências. 1. ed. Aveiro: UA Editora, 2018.

VIEIRA, R. M.; TENREIRO-VIEIRA, C.; MARTINS, I. P. Critical thinking: Conceptual clarification and its importance in science education. Science Education International, v. 22, n. 1, p. 43–54, 2011.

ZAGAL, J. P. A framework for games literacy and understanding games. In: Proceedings of the 2008 Conference on Future Play: Research, Play, Share, p. 33–40, 2008. DOI: https://doi.org/10.1145/1496984.1496992.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Ramos, D. K., & Campos, T. R. (2025). Pensamento crítico na interação com jogos digitais: análise de uma comunidade on-line do jogo Plague Inc. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 23–42. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3949

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)