Os desafios e superações do TEA no ensino superior

dando voz aos acadêmicos

Autores

  • Viviane Barbosa de Souza Huf Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Samuel Francisco Huf Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)
  • Antonio Alexandre Pereira Junior Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Paloma Ratuchne Lima Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Resumo

O presente artigo tem como objetivos identificar os principais desafios e avanços que os acadêmicos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tiveram no primeiro trimestre letivo de 2023 em uma universidade pública do Estado do Paraná, e ainda, verificar o papel dos programas de apoio nesse contexto. Sendo assim, a pesquisa é norteada pelas seguintes questões: quais os principais desafios e avanços que os acadêmicos com diagnóstico de TEA obtiveram ao adentrar em uma universidade pública do Estado do Paraná? Como se mostram os programas de apoio aos discentes na contribuição desses fatores? A fim de atender ao objetivo e responder a problemática, o estudo segue uma abordagem qualitativa de natureza aplicada com delineamento interpretativo, realizada com três acadêmicos no âmbito dos encontros de Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertados por uma universidade pública do Estado do Paraná. Os resultados evidenciam que os principais desafios enfrentados por esses acadêmicos dizem respeito à interação e ao contato social. E, os avanços que contribuíram para o melhor desempenho e não evasão se deram em decorrência das estratégias de intervenções pedagógicas realizadas pelos programas de apoio, principalmente o AEE e a tutoria discente.

Palavras-chaves: Inclusão; Educação especial; Universidade.

Biografia do Autor

Viviane Barbosa de Souza Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda e Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora de Matemática pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED).

Samuel Francisco Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR).

Antonio Alexandre Pereira Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Professor e coordenador do curso de Psicologia no Centro Universitário Uniguairacá.

Paloma Ratuchne Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Professora do Curso de Formação de Docentes, nível médio, e bolsista do projeto de extensão NEADE/TEA da UNICENTRO.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)