DO LÚDICO AO CIENTÍFICO: BRINCADEIRAS DA FÍSICA QUE TRANSFORMAM O MUNDO

Autores

  • Bruno Ricardo Pinto dos Santos

Resumo

Este ensaio científico trata-se de um relato da vivência na Prática Educativa do Ensino de Física numa Escola Pública da periferia de Belém do Pará, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, através de um trabalho intitulado de Projeto Lúdico de Ensino de Ciências e Engenharias (PLECE) que utiliza a Tecnologia Educacional como ferramenta didática viável para desperta nos estudantes o interesse pelos conteúdos de Física ministrados em sala de aula, além de poder chamar a atenção para outras áreas ligadas às Ciências da Natureza e suas Tecnologias com pequena ênfase nos cursos de Engenharias. O trabalho foi desenvolvido com o auxílio de Alunos de Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental na modalidade Ensino Superior a Distância (EaD) de uma Universidade Particular com polo no Município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, onde os Acadêmicos passaram a orientar os estudantes da rede pública na confecção de Objetos Tecnológicos de Aprendizagem, na verdade trata-se de construir “brinquedos” que tenham uma alta carga de conhecimentos relacionados à Física e Engenharia de modo geral, onde tais brinquedos devem ser confeccionados com materiais reaproveitados como sucata, coisas que já foram para o lixo e que já não têm utilidade para a sociedade ou material de baixo custo, trabalhando dessa forma a questão da sustentabilidade, para que possam ser apresentados numa Mostra Cientifico-Cultural em outubro de 2015, aberta para toda comunidade escolar. São 06 (seis) Objetos Tecnológicos confeccionados no projeto, uma máquina hidráulica, um motor termodinâmico de dois tempos modelo Stirling, um pião de levitação magnética conhecido como levitron, um motor elétrico, um mini gerador de energia elétrica movido com a força muscular e uma mini usina eólica. Aplicando o método sociointeracionista de Vygotsky, onde cada um passa aprender a partir da experiência real, interagindo com os objetos de aprendizagem através de um programa construído com ênfase nas investigações e ações, atendendo às exigências de competências e habilidades do Ensino de Física contidas nos Parâmetros Curriculares Nacional para o Ensino Básico, confeccionando equipamentos tecnológicos entendidos como objetos geradores de reflexão, indagação e conscientização. O intento do processo é aplicar um método facilitador e motivador do binômio Ensino-Aprendizagem integrado ao tripé Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os resultados têm sido favoráveis para a prática docente dentro de uma perspectiva progressiva do Ensino de Física, com aprendizagem mais significativa dos conhecimentos e conteúdos vinculados ao processo de construção dos Objetos Tecnológicos e toda a decodificação de sua engenharia pelos alunos do 3º ano Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, permitindo que acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Produção na modalidade EaD produzam trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências e Educação em Engenharia. Destacamos que a dicotomia entre a Técnica e a Epistemologia criada pela tecnologia muito acessível a usuários não reflexivos e conhecimento científico pouco acessível é resolvida com o método Investigação-Ação, percebendo a importância que tem o conhecimento técnico e científico para toda a sociedade. É importante lembrar que os brinquedos são construídos a partir de material que foi rejeitado pela sociedade como sucata e lixo, permitindo exercitar os conceitos de ecologia, reutilização, reciclagem e sustentabilidade, trabalhando assim conceitos inerentes à Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção ao que tange na confecção dos protótipos, criando nesses alunos um espírito de inovação, empreendedorismo e responsabilidade social. fortalecendo dessa forma o processo de ensino-aprendizagem e resgatando os alunos para a Educação e a Vida.

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Publicado

2015-11-17