PERCEPÇÕES DE ACADÊMICOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO E A APRENDIZAGEM EM ANATOMIA HUMANA

Roberta Dall Agnese da Costa, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Júlio Mateus de Melo Nascimento, Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo


Diante da crescente popularização das tecnologias móveis surge o mobile learning. Trata-se de uma metodologia de ensino e aprendizagem que se utiliza de dispositivos móveis (smartphones e tablets) conectados à internet. Assim, esta pesquisa procurou investigar as percepções dos acadêmicos sobre o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis a ser utilizado como ferramenta de apoio nas aulas de anatomia humana. Participaram desta pesquisa 25 acadêmicos do curso de Educação Física de uma Universidade particular no segundo semestre de 2015.  Para o desenvolvimento do aplicativo foi planejada uma atividade para os acadêmicos. Para a coleta sistemática dos dados optou-se por utilizar dois instrumentos: questionário de mapeamento da turma e avaliação reflexiva. Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e análise de Bardin. A investigação revelou que os acadêmicos apresentam grande interesse e receptividade em utilizar estratégias de mobile learning em sua vida acadêmica. Os acadêmicos destacaram o sucesso da proposta, percebendo as contribuições das etapas de construção, utilização e avaliação do aplicativo. Conclui-se, portanto, que o mobile learning é um campo aberto para a execução de diversas pesquisas que, por sua vez, podem contribuir com a adequação do ensino as necessidades atuais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576