NOVAS TECNOLOGIAS CONTRIBUEM PARA O PROCESSO DE ENSINO EM SALA DE AULA

Augusto Lopes Alves, Isabel Maria M. de A. Marques

Resumo


Este artigo enfocará a importância do uso de tecnologias variadas no processo de ensino e aprendizagem, sendo elas por meios como a internet, celulares e computadores, lembrando que este artigo não tenta substituir o professor em sala de aula e sim adequa o professor e suas atribuições a tecnologias modernas, possibilitando assim, um maior interesse por parte dos alunos. A tecnologia em sala de aula funciona como ferramenta de trabalho, possibilitando uma melhor forma de trabalho com os alunos, transpassar barreiras e ajudando os alunos nas dificuldades em sala de aula, de forma mais ampla e criativa, deixando para traz aquelas aulas maçantes que não despertavam o interesse do aluno, a tecnologia não é apenas uma ferramenta de trabalho. Alguns experimentos provam que a era digital tem transformado as formas de aprendizado, com programas e aplicativos que interagem de forma prática, tanto com o aluno mas também com o educador na metodologia quando aplicada, otimiza o tempo em sala de aula, auxilia aqueles com maior dificuldade de aprendizado e leva o aluno a lugares que ele jamais sonhou em ir, com apenas um clique. A tecnologia também diminui distancias entre aluno e professor, pois ambos podem estar conectados fazendo a troca de informações em redes sociais, em qualquer hora e lugar. A tecnologia pode ajudar em diversas disciplinas, sendo elas exatas na facilidade de se realizar planilhas e cálculos, humanas, na busca de novos conhecimentos da complexidade humana a partir de discurso e casos específicos, principalmente como reage a sociedade diante de tanta tecnologia e como trabalhar em sala de aula, rompendo várias barreiras, ajudando a modernizar a educação. Montando um exemplo de trabalho em sala de aula, que possa envolver mais professores e alunos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576