O LÚDICO COMO METODOLOGIA DE ENSINO DE QUÍMICA

Januario Neto Pereira Sarmento, Daiane Aparecida Ribeiro Sarmento Pereira

Resumo


A educação tem sido um dos desafios do governo brasileiro e também dos educadores, que buscam meios para que os alunos compreendam de forma teórica e concreta os conteúdos explorados em sala de aula, com intuito de fugir do método tradicional. Este projeto tem como finalidade mostrar a importância do lúdico na metodologia de ensino e aprendizagem na disciplina de Química, evidenciando aulas mais prazerosas, dinâmicas e menos cansativas, e ainda obter resultados positivos. Logo, a pesquisa irá apontar algumas ferramentas lúdicas usadas por determinados professores durante as aulas de Química para facilitar a aprendizagem do conteúdo abordado, através do brincar concreto, ou se apropriando da tecnologia. O método de pesquisa foi de forma qualitativa e descritiva, ao qual foram consultadas diferentes referencias bibliográficas que abordam o tema do lúdico na sala de aula, tais como: artigos, revistas, sites, livros, a fim de verificar quais são os principais procedimentos lúdicos eficazes que vem sendo usados pelos docentes na disciplina de Química. Foi possível constatar que o lúdico é uma ferramenta com grande potencial facilitador no ensino e desenvolvimento. Percebesse que as aulas que são planejadas com o desenvolvimento lúdico como suporte aos professores, são aulas com uma boa aceitação pelos os alunos e que a aprendizagem é bem significativa em comparação com aulas tradicionais, os resultados de aprendizagem sempre são melhores, e não só a aprendizagem, mas também a contribuição dos alunos com o tema proposto pelo professor. E esse projeto vem apresentar para o 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade a importância do lúdico como ferramenta de ensino e aprendizagem nas escolas, principalmente no ensino de Química.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576