INTEGRAÇÃO INFORMÁTICA EDUCATIVA E LITERATURA: CRIAÇÃO DE ESQUETES POLÍTICAS COM O RECURSO DO CHROMA KEY

Autores

  • Simone Silva Cunha

Resumo

Consideramos o ambiente informático de aprendizagem um lugar especial para o desenvolvimento da cognição, uma vez que não só legitima, ao natural, uma atividade, como, principalmente, é capaz de desafiar, de modo consistente, o sujeito. A informática educativa pode potencializar habilidades perceptivas, mentais e atitudinais, sobretudo, por oferecer aos alunos a oportunidade de desempenhar atividades coletivas utilizando inúmeros recursos que permitem organizar, construir, e compartilhar conhecimentos. Nesse contexto, articulando dois importantes campos do âmbito educacional – informática educativa e literatura - buscamos apresentar nesse trabalho experiências vivenciadas na criação de esquetes políticas com o recurso do Chroma Key. Nesta tarefa, as esquetes podem figurar como um recurso a mais na formação de leitores críticos. O emprego da técnica de esquetes de humor, utilizada para familiarizar o aluno com os textos literários, contribui para o melhor desenvolvimento da percepção dos sentidos implícitos existentes nos textos de esquetes políticas, onde a críticas nem sempre são perceptíveis numa análise inicial. Partindo dessas premissas e baseando-nos em conteúdos de literatura trabalhados num trimestre letivo – ‘Literatura contemporânea e a utilização das mídias” – o objetivo desse artigo é mostrar como um projeto interdisciplinar entre a disciplina de literatura e informática educativa para elaboração de esquetes políticas com alunos de 5º ano, em que a inserção das tecnologias foi um dos requisitos para o desenvolvimento do mesmo, se processou.  Entende-se que o aluno seja o centro do processo de aprendizagem e não somente um receptor de informações. De acordo com Lévy (2016), Pretto (2011) e Barreto (2014) quanto mais ativamente o aluno participar da aquisição do conhecimento, mais irá integrar e reter aquilo que aprender. Considerando esse propósito, discutiremos como foi o processo de elaboração, criação e produção das esquetes, assim como os resultados alcançados com o projeto. Esperamos contribuir com reflexões acerca do estímulo para autonomia e criatividade dos alunos, assim como da importância dos recursos tecnológicos com vistas a criar estratégias que favoreçam o desenvolvimento dessas capacidades.

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Publicado

2018-11-12