OFICINA DE PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS COM CAPTURA DE TELAS: SOFTWARE LIVRE NA FORMAÇÃO DOCENTE

Lóren Kellen Carvalho Jorge, Elena Maria Mallmann

Resumo


Neste artigo aborda-se a temática de formação de docentes e as tecnologias a partir da implementação de capacitações acerca da captura de telas para produção de videoaulas. O objetivo é demonstrar alternativas para a formação docente com relação às ferramentas audiovisuais livres e abertas. O objetivo também é promover os softwares livres como possibilidade para integração de tecnologias na prática pedagógica. A metodologia é qualitativa, de natureza aplicada e com abordagem metodológica do Design-Based Research (DBR). A pesquisa ocorreu durante os anos de 2016 e 2018 e é resultado de um curso de mestrado na área de Tecnologias Educacionais em Rede. A abordagem metodológica tem base em quatro fases, sendo elas: a) análise; b) desenvolvimento; c) implementação; d) reflexão. Além das fases, a DBR prevê ciclos iterativos a cada implementação, bem como redesign das soluções, para fins de melhoria e adaptações com base no ciclo iterativo anterior e na colaboração dos participantes. Ao total foram realizadas quatro oficinas com docentes e alunos de pós-graduação e graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir da análise dos dados coletados por meio de questionário diagnóstico, observação participante e questionário avaliativo conclui-se que os docentes envolvidos neste processo conseguiram desenvolver fluência para produção de videoaulas com capturas de telas por meio do software livre Kazam. A realização de programas de capacitação com foco temático nas tecnologias colabora para o desenvolvimento profissional proporcionando novas possibilidades de recursos educacionais. Além disso, conclui-se que o software livre é uma alternativa para promover a autonomia e autoria em rede. A partir das respostas dos participantes ficou claro que além das capacitações os materiais instrucionais, como vídeos, passo a passo, guias e/ou tutoriais auxiliam no processo ensino-aprendizagem dos docentes. Por fim, os participantes elencaram o interesse em novas capacitações na mesma linha temática do audiovisual, além de demonstrarem interesse por outras propostas de desenvolvimento tecnológico, como produção de e-books, ferramentas de edição audiovisual e também de aplicativos e sites de produção gráfica e apresentações.


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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576