Extensão Universitária: Avaliação De Impacto Do Projeto” Preservação Da Água: Conhecer Para Cuidar” Em Uma Escola De Ensino Médio Na Cidade De Limoeiro Do Norte

Fátima Josiane de Oliveira Guimarães, Emmanuel Silva Marinho, Alessandra Carvalho, Maria Aparecida da Silva, Francisco Rogênio da Silva Mendes, Márcia Machado Marinho, Gabrielle Silva Marinho

Resumo


A água é um bem precioso no Planeta, visto que, é essencial a todos os seres vivos, sendo utilizada nas mais diversas áreas, como produção de alimentos, geração de energia e consumo direto. O Brasil é o país com a maior disponibilidade de água doce no mundo. Todavia nem toda a água é acessível ao consumo humano, pois somente 2,5% do total da água na terra é doce, estando presente nos lagos, rios, geleiras e aquíferos. Além do mais uma parte da população sofre com falta de distribuição de água. Muitos lugares sofrem com a escassez de água sendo atribuídos aos seguintes fatores: mudança do clima, poluição dos rios e o crescimento populacional. O abastecimento da água potável torna-se cada vez mais caro por conta das contaminações dos cursos da água bem como os desastres climáticos e enchentes. A maioria das pessoas não fazem uso consciente da água, uma das áreas onde mais se desperdiçam água é na agricultura, mas se cada um fizesse a sua parte já faria uma enorme diferença. Portanto é de suma importância realizações de projetos, bem como oficinas e campanhas que alertem e sensibilize a população sobre essa triste realidade que é a crise dos recursos hídricos. No Brasil já existe campanhas que falam sobre essa problemática, inclusive um projeto sobre a importância da água foi realizado em uma escola estadual de ensino médio na cidade de Limoeiro do Norte situada no vale do Jaguaribe. Uma cidade que já vem sofrendo cinco anos consecutivos com a escassez. Nesse contexto o presente trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do projeto extensão “ Preservação da Água: Conhecer Para Cuidar” em turmas de ensino médio de escolas públicas de limoeiro do Norte. A presente pesquisa foi de caráter Quali-quantitativo, como realizações de diversas ações intervencionistas (oficinas, exposição de vídeos, seminário) na escola, tendo como ferramenta para coleta de resultados, questionários (aplicados após cada intervenção). Foi possível identificar que o maior consumo de água é no banho em seguida vem os gastos com a louça, roupa e outras atividades e que maioria dos alunos buscam economizar água, que mais da metade dos alunos se consideram um consumidor consciente, sendo que todos os alunos afirmaram ter consciência da importância da água. Concluindo que houve, através dessa ação extensionista um impacto significativo na formação dos alunos sobre o uso consciente da água, impactando de forma positiva na relação sociedade/universidade.


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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576