INVESTIGAÇÕES SOBRE MEMÓRIA E APRENDIZAGEM EM UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

Aline Marcelino dos Santos Silva, Ana Paula Silva Andrade Jorge, Fermín Alfredo Tang Montané

Resumo


Este trabalho aborda uma experiência pedagógica com duas turmas de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Em uma das turmas, um Objeto de Aprendizagem aprimorado, com base na teoria da aprendizagem multimídia, foi utilizado nas aulas. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi apresentar investigações sobre o uso de um OA, sob a perspectiva da utilização da memória. Os resultados da pesquisa foram obtidos com base nas respostas de dois questionários, pré-teste e pós-teste, aplicados nas turmas controle e experimental. Após o aprimoramento do OA, quatro aulas sobre o conteúdo Estrutura atômica foram realizadas, duas em cada turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro. Em uma das turmas, o OA aprimorado foi utilizado na aula, sendo esta a turma experimental, e na outra turma foi realizada uma aula tradicional (turma controle), apenas com apresentação do conteúdo no quadro. A turma controle era composta por quatorze alunos e, a experimental, por treze, com idades entre treze e dezesseis anos. O questionário pré-teste foi aplicado no início da aula e, um pós-teste ao fim das aulas, nas duas turmas: controle e experimental. Os questionários foram elaborados a partir de exercícios que buscavam identificar o uso das memória explícita e implícita por parte dos alunos. Foi possível perceber melhores resultados nas respostas da turma experimental em comparação com a turma controle. Os alunos da turma experimental conseguiram elaborar boas respostas no pós-teste, se comparado ao desempenho desta turma no pré-teste. Nesta pesquisa, o enfoque foi dado às respostas dos questionários relacionadas ao conteúdo de química. Observou-se a falta de conhecimentos prévios no pré-teste para criar respostas mais elaboradas. Sobre o aprimoramento dos OA, os elementos utilizados, baseados nos princípios multimídia, favoreceram o processo de codificação na memória sensorial. As aulas de Ciências se tornaram mais dinâmicas com o uso dos OA, sendo capazes de favorecer a construção do conhecimento de forma significativa.

 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576