HQ´S VIRTUAIS: UMA PROPOSTA LÚDICA PARA O ENSINO DE TEMAS AMBIENTAIS

Edivania barros de Lima, Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo, Gabrielle Silva Marinho, Marcia Machado Marinho, Emmanuel Silva Marinho

Resumo


A água é uma substância de fundamental importância para a vida, no planeta Terra, tanto vegetal como animal. Sua ausência pode causar o desaparecimento definitivo de muitas espécies, e sua presença nos traz muitos benefícios, visto que ao longo da história, este recurso proporcionou ao homem descobrir novas terras, novas culturas, expandir seus conhecimentos, evoluir na história. No entanto, ao longo do tempo, as pessoas vêm utilizando esse bem tão precioso de forma incorreta, pois o ser humano passou a ver este recurso como algo pertencente apenas ao homem e incluiu seu uso em diversos fins, como por exemplo, uso doméstico, lazer, industrial, dentre outros. A forma inadequada de utilizar este recurso pode acarretar em sérios problemas, como a falta de água em quantidade ou até em qualidade, como já acontece em algumas regiões brasileiras. Sendo assim, torna-se de fundamental importância, conscientizar as pessoas quanto à forma correta de utilização deste recurso, sendo a educação ambiental uma excelente metodologia para chegar a estes fins. A escola é um espaço de aprendizagem em que os estudantes passam parte de seu dia, além do mais, se torna uma forma eficiente de os professores orientarem seus alunos e consequentemente, orientarem através destes os pais e vizinhos de cada um. Em relação ao ensino, com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, existem atualmente, inúmeros recursos que podem ser utilizados para auxiliar o professor, como por exemplo, o uso de histórias em quadrinhos (HQ) como apoio didático. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou a criação e utilização de HQ no ensino de ciências, na forma de um projeto de extensão universitária, com foco na temática de conscientização do uso da água. A pesquisa foi desenvolvida em quatros momentos: primeiro, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a água; no segundo momento, elaborou-se o planejamento do roteiro das HQ´s. no terceiro momento, foi utilizado o site toondoo® para o desenvolvimento, diagramação e construção bidimensional dos HQ´s (renderização), no quarto momento os HQ´s foram utilizadas em salas de ensino fundamental e médio de duas escolas da rede pública de limoeiro do Norte-Ce. Concluímos que, as HQs fomentaram o interesse dos alunos pelo tema, incentivando a curiosidade de forma lúdica e interdisciplinar. Desta forma o presente trabalho indica a relevância da utilização HQ’s, tornando o ensino de ciências prazeroso e significativo, sendo uma ferramenta poderosa para o incremento do processo de aprendizagem para temas interdisciplinares.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576