A BUSCA PELA QUALIDADE EDUCACIONAL: AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS LÚDICAS RELACIONADAS AO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE DOCENTES

Flávia Assunção de Oliveira, Anna Rebeka O. Ferreira, Brenda Mellissa Barros Mota, Marcio Fraiberg Machado

Resumo


O processo de formação dos docentes requer discussões acerca dos desafios encontrados quando nos referimos a professores polivalentes, assim como os métodos utilizados no exercício da profissão. A interdisciplinaridade torna-se um instrumento indispensável neste processo, no qual proporcionará uma visão mais abrangente sobre determinado assunto e uma conscientização sobre a relevância da aplicação de práticas interdisciplinares. Esta pesquisa possui como objetivo, verificar a importância da aplicação da interdisciplinaridade através de práticas lúdicas no ensino de anato-fisiologia na disciplina de ciências. Este relato de experiencia foi realizado com trinta e cinco professores em formação dos anos iniciais, pertencentes à uma faculdade particular da região de Maringá- PR, no qual obtiveram primeiramente um embasamento teórico, contando com o corpo docente de Enfermagem. Em sequência realizou-se uma averiguação dos órgãos do sistema respiratório e suas funções. Logo após o grupo vivenciou exemplos práticos de estratégias lúdicas para o ensino de anatomia, o qual contou com a elaboração de um jaleco de órgãos e um modelo didático representando o sistema respiratório, de forma a contribuir para à aplicação de suas práticas posteriormente. O resultado da investigação obteve-se através de um questionário, podendo verificar a necessidade de construção de uma formação interdisciplinar ao longo da graduação, a qual prepare o profissional de modo mais profundo para a atuação no ambiente escolar. O estudo destacou a indispensabilidade de se aprofundar à assuntos referentes a anato-fisiologia, posto que é imprescindível ao exercício da vida

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576